Topo

André Rocha

Fair Play no Brasil é utopia porque transcende o resultado

André Rocha

08/11/2015 09h07

Fair Play é Jogo Limpo. Envolve princípios éticos e uma dose de elegância. Transcende o resultado e até o jogo em si.

Por isso é utopia no Brasil. Como algo tão subjetivo, até nobre, vai conviver com a obsessão pelo resultado, único parâmetro para definir quem é competente, quem vira o ano empregado ou os que não serão perseguidos pela própria torcida?

A análise do lance polêmico no Beira-Rio que definiu a vitória do Internacional por 1 a o, gol de Vitinho, não permite hipocrisia: a Ponte Preta tentou ganhar tempo com as câimbras de Biro Biro, sim. Argel Fucks é um dos símbolos do futebol pragmático, do maquiavelismo de "os fins justificam os meios" e, precisando da vitória, nunca devolveria a bola. Por fim, o árbitro Ricardo Marques Ribeiro interferiu em algo que, em tese, não lhe dizia respeito. Abusou da sua autoridade ao definir que time ficaria com a pelota.

Não houve inocentes. Ou ingênuo é quem acredita no Fair Play por aqui. Até mesmo quando a bola é devolvida, quase sempre o objetivo é tirar vantagem pressionando a cobrança de lateral no campo adversário. Tem a ver com "jeitinho", "malandragem". Também com o nosso imediatismo, essa ansiedade de querer tudo e agora.

Para piorar, a visão de que o futebol é uma espécie de mundo paralelo, anárquico, onde tudo é possível e a desonestidade, os preconceitos e todas as nossas mazelas morais devem ser relativizadas "no calor do jogo".

Não é, ou não deveria ser. Enquanto não aprendemos, o jogo segue sem vencedores. Ainda que alguém fique com os três pontos.

 

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.