Topo

André Rocha

Política e imediatismo: mais do mesmo na demissão de Doriva no São Paulo

André Rocha

10/11/2015 14h28

Doriva São Paulo demissao

Sete jogos, duas vitórias, um empate, quatro derrotas. Eliminação na semifinal da Copa do Brasil com 6×2 no agregado. Só os resultados a curtíssimo prazo garantiriam Doriva no São Paulo.

Porque mais uma vez faltou critério na escolha. História no clube como jogador e retrospecto favorável recente diante do rival Santos com Ituano e Ponte Preta. Não eram credenciais sólidas para um jovem treinador gerir elenco complexo num gigante do futebol brasileiro . Para isso, e paciência era obrigatória.

A política abreviou. Doriva foi contratado por Aidar e não era unanimidade entre os "cardeais" do clube. Por isso, nenhum pudor para demitir. Apesar dos eufemismos "fato novo" e "liberar o profissional para o mercado" no discurso oficial de um clube que já foi exemplo de gestão.

Doriva também errou. Principalmente nas críticas à suposta falta de compactação da equipe nos tempos de Osório. Aparente desconhecimento da proposta de utilizar os atacantes para pressionar a saída de bola do adversário e não recompor no próprio campo. Pior: sem o respaldo de um desempenho superior ao do antecessor. Até porque não houve tempo.

Imediatismo e política. Para variar, o que move as decisões no futebol brasileiro. Doriva foi apenas mais uma vítima. Quem será a próxima?

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.