Topo

André Rocha

Qual é o seu Brasil x Argentina inesquecível? O meu, um amistoso histórico

André Rocha

12/11/2015 08h14

Será o 101º confronto entre os maiores rivais da América do Sul – 39 vitórias brasileiras, 36 argentinas e 25 empates. Nas partidas oficiais – Copa América, Copa das Confederações e Copa do Mundo – a vantagem é da albiceleste: em 37 partidas, 16 vitórias contra 12 brasileiras e nove empates.

Qual o seu jogo inesquecível? Para este que escreve, que começou a acompanhar futebol com algum discernimento a partir de 1981, há algumas vitórias marcantes: os 3 a 1 na Copa do Mundo da Espanha em 1982 e 2 a 0 na Copa América de 1989 no Maracanã.

A mais emblemática, porém, foi em um amistoso. Setembro de 1999. Dois confrontos – não era o "Clássico das Américas". No primeiro, 2 a 0 para a Argentina no Monumental de Nuñez no dia 4, um sábado. Gols de Verón, em falha do goleiro Dida, e Crespo. Um passeio da equipe de Marcelo Bielsa.

Na volta em Porto Alegre, o primeiro registro na memória: apesar de toda pressão, Vanderlei Luxemburgo não mexeu na escalação. Apenas fez ajustes e trabalhou o aspecto motivacional para a disputa no Beira-Rio no feriado da Independência.

Deu certo. Um massacre brasileiro: 4 a 2. Três de Rivaldo, um do Ronaldinho – o Ronaldo Fenômeno, ainda chamado no diminutivo, dando ao jovem parceiro a alcunha de "Gaúcho". Mudança de "atitude" e também tática: desmanche do habitual 4-3-1-2 de Luxemburgo à época, recuo do Gaúcho junto a Rivaldo e Ronaldinho mais à frente.

A Argentina de Bielsa se confundiu. "El Loco" já trabalhava com a montagem da retaguarda de acordo com o ataque rival. Então sofreu com Vivas, Ayala e Samuel ora contra apenas um centroavante, ora enfrentando o trio ofensivo, sem sobras. Às costas de Zanetti, que batia com Zé Roberto, e Sorín, duelando com Vampeta, já que González substituiu Cláudio López para ficar aberto à esquerda e voltar com Cafu.

Emerson pegava Verón e Roberto Carlos esperava Ortega, mais pela direita. Tempos de perseguições individuais que quase sempre geravam um "efeito dominó". Como Redondo era o típico "cinco" à frente da defesa, não acompanhava a movimentação de Rivaldo, que seria o melhor do mundo naquele ano. O camisa dez deitou e rolou. Marcou cinco gols legais para três serem validados pelo árbitro Oscar Ruiz.

Em tempos de perseguições individuais, cada um pegou o seu no clássico sul-americano. Menos Redondo, que não acompanhou Rivaldo, que deitou e rolou e seria eleito o melhor do mundo em 1999 (Tactical Pad).

Em tempos de perseguições individuais, cada um pegou o seu no clássico sul-americano. Menos Redondo, que não acompanhou Rivaldo, que deitou e rolou e seria eleito o melhor do mundo em 1999 (Tactical Pad).

Por que é histórico? Luiz Felipe Scolari, então treinador do Palmeiras, foi a Porto Alegre e viu o espetáculo do trio Rivaldo-Ronaldinho-Gaúcho. Em 2002, os protagonistas do quinto título mundial brasileiro na Ásia sob o comando de Felipão.

Anos depois, já com a rivalidade com Luxemburgo arrefecida, o técnico gaúcho admitiu que ali nasceu a ideia de juntar os três "Rs" no ataque canarinho. O blogueiro também não esqueceu. Confira no vídeo abaixo o jogo na íntegra:

E você, tem um clássico memorável entre estas seleções? Conte na caixa de comentários.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.