Topo

André Rocha

As observações possíveis sobre os brasileiros na Flórida Cup

André Rocha

18/01/2016 07h02

Nenhum clube disputa o torneio nos Estados Unidos priorizando título. É bem mais importante a oportunidade de intercâmbio entre times europeus e das Américas, além de divulgar as marcas.

O Atlético Mineiro venceu suas duas partidas e faturou o troféu. Fundamental para Diego Aguirre começar dando resposta em resultados e ganhar confiança, mas principalmente constatar que o Galo segue com base forte.

Se mantiver Jemerson, o sistema defensivo será mais sólido, com a retaguarda protegida por uma segunda linha no meio com o recuo dos ponteiros Luan e Thiago Ribeiro, Hyuri ou mesmo Dátolo.

Bola roubada, transição rápida com Luan mais livre para circular e ajudar na articulação, além de deixar o flanco para o apoio de Marcos Rocha. Cazares também mostrou que pode ser bastante útil na execução do 4-2-3-1 que continua forte nas jogadas aéreas.

O Corinthians de Tite vai penar para superar as perdas. Especialmente de Jadson e Renato Augusto, a dupla criativa. A referência deixa de ser o time campeão e passa a ser o reserva que enfiou 6 a 1 no São Paulo.

A tendência é que o 4-1-4-1 tão prezado pelo técnico seja trocado por um 4-2-3-1 para abrigar Guilherme na articulação central. Ou liberar a nova contratação, que sofre com seguidas lesões, para atuar mais adiantado e voltar para trabalhar com o meio-campo, acionando os ponteiros Malcom e Romero ou Marlone nas infiltrações em diagonal. Como tentou fazer Danilo na derrota para o Galo.

Um time menos brilhante, mas que ainda pode ser muito competitivo aproveitando os conceitos de compactação, organização defensiva e transição ofensiva bem coordenada de Tite.

É também o que busca Eduardo Baptista no Fluminense. Sem o "pepino" Ronaldinho Gaúcho nos Estados Unidos, poderá testar a nova equipe e adaptar o meio-campo sem Jean. Com Cícero, perde dinâmica, nem tanto o passe. Ganha chegada à frente.

Assim como velocidade pelos lados com Gustavo Scarpa e Marcos Júnior, enquanto espera por Wellington Nem. Fundamental para compensar o ataque mais lento com Diego Souza se juntando a Fred. Experiência e presença de área, mas dificuldade na transição em bola longa. Richarlison será opção importante, como foi no primeiro tempo do empate com o Shakhtar Donetsk.

Na retaguarda, novas perspectivas com Henrique se juntando a Marlon e Renato Chaves correndo por fora. Mais proteção para Diego Cavalieri com linhas próximas e sistemas de cobertura.

É o que procura Argel Fucks no Internacional. No empate com o Bayer Leverkusen, o 4-3-3/4-3-1-2 teve Vitinho e D'Alessandro alternando pelo centro e à direita, Sasha fazendo importante função tática à esquerda, voltando para compor e infiltrando em diagonal. A dúvida é se resiste fisicamente enquanto Valdivia não retorna.

No meio, Fernando Bob qualifica o passe mais centralizado e Rodrigo Dourado sai pela direita para ajudar William. Anderson é velha incógnita, não há como saber sequer se permanecerá no clube.

A intensidade nos primeiros minutos da estreia, abrindo 2 a 0 e ditando o ritmo contra um adversário que disputou a Liga dos Campeões, é boa referência. Mas a transição defensiva requer evolução. Precisa de tempo.

Internacional e Fluminense terão o primeiro semestre de estaduais, início de Copa do Brasil e a "experimental" Sul-Minas-Rio para os ajustes necessários. Já Atlético Mineiro e Corinthians têm necessidades mais urgentes para encarar Libertadores.

Nas primeiras observações possíveis, o Galo larga na frente. Mais pela bola que pela taça.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.