Topo

André Rocha

Arão se destaca na goleada, mas Mancuello é quem ajusta 4-3-3 do Flamengo

André Rocha

11/02/2016 08h34

Willian Arão foi o destaque dos 5 a 0 do Flamengo sobre a Portuguesa em Volta Redonda. Dois gols, bons passes e dinâmica no meio-campo.

Mas quem já na estreia como titular ajudou a arredondar a execução do 4-3-3 projetado por Muricy Ramalho foi Mancuello. Mesmo sem ritmo e entrosamento, sua simples presença em campo durante os 90 minutos cobriu o buraco pela esquerda que abandonou Jorge nas primeiras partidas.

Porque procurou mais o setor e obrigou Emerson Sheik a colaborar na recomposição e infiltrar em diagonal sem fixar no centro, trocando eventualmente com os companheiros de ataque. Perdeu pênalti, mas serviu Arão no segundo gol. Quem abriu o placar foi Guerrero, completando na segunda trave centro….de Mancuello. Já o dono das bolas paradas do time.

Flagrante do Flamengo se defendendo num 4-1-4-1, com Emerson voltando para recompor. Ainda deixa espaços na compactação, mas sem o buraco pela esquerda (reprodução TV Globo).

Flagrante do Flamengo se defendendo num 4-1-4-1, com Emerson voltando para recompor. Ainda deixa espaços na compactação, mas sem o buraco pela esquerda (reprodução TV Globo).

No segundo tempo, ritmo de treino que se acentuou com o segundo gol de Arão e as duas expulsões que acabaram de desmanchar a Portuguesa. Emerson aproveitou para se redimir e marcar em nova penalidade máxima, com a vantagem da improvisação do zagueiro Fernando na meta após o cartão vermelho para o goleiro Márcio. Rodinei, opção de velocidade à direita fazendo dupla com Marcelo Cirino, também deixou o seu.

O Flamengo teve 68% de posse de bola, finalizou 26 vezes e goleou. No domingo, o primeiro grande teste com o time completo no clássico em São Januário. Diante do Vasco, a oportunidade para ajustar a compactação, caprichar mais nos passes no último terço do campo e nas finalizações – apenas sete no alvo.

Se possível, também estrear o volante colombiano Cuéllar e seguir em busca da melhor formação com o modelo de jogo mais assimilado. Com Mancuello ditando o ritmo, equilibrando os setores  e ajustando a equipe em construção.

Com Mancuello se juntando a Willian Arão no meio-campo, execução do 4-3-3 de Muricy ganhou dinâmica e mais equilíbrio nos setores. No domingo, um teste mais forte contra o Vasco (Tactical Pad).

Com Mancuello se juntando a Willian Arão no meio-campo, execução do 4-3-3 de Muricy ganhou dinâmica e mais equilíbrio entre os setores. No domingo, um teste mais forte contra o Vasco (Tactical Pad).

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.