Topo

André Rocha

O que Jürgen Klopp pensa sobre o trabalho do técnico no futebol brasileiro

André Rocha

11/03/2016 11h43

Jurgen Klopp Liverpool

Após a vitória por 2 a 0 do Liverpool sobre o Manchester United no Anfield Road pelas oitavas de final da Europa League, Jürgen Klopp atendeu com exclusividade os canais Esporte Interativo para o programa "Melhor Futebol do Mundo".

Perguntado sobre a possibilidade de um dia comandar um time brasileiro, o treinador carismático e franco deu uma resposta elegante, porém contundente:

"O Brasil é o lugar mais difícil para se trabalhar como treinador. Tudo que eu escuto sobre lá é que eles demitem os treinadores toda semana, e isso não faz sentido, para ser sincero. Mas é um país legal, com jogadores extraordinários".

Klopp é o vigésimo treinador da história do Liverpool, fundado em 1892.

Sem contar os interinos, o "impaciente" Fluminense fez 20 trocas de técnico desde 2006. O Corinthians comandado por Tite e Mano Menezes desde 2008, com o breve hiato de Adilson Batista em 2010, o mesmo número desde 2001. O São Paulo, que contou com Telê Santana de 1990 a 1995 e Muricy Ramalho de 2006 a 2009 e 2013 a 2015, fez as mesmas vinte desde 1999.

O técnico não pode ser um profissional blindado, imune a críticas e cobranças por conta de um dogma da manter por manter para parecer moderno. Mas trocar ao sabor dos ventos, "para ver se dá certo", sem nenhum critério ou filosofia de trabalho está longe de ser a melhor solução.

No final, questionado sobre os 7 a 1, soltou sua tradicional gargalhada e saiu caminhando. Ele deve saber bem o porquê.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.