Topo

André Rocha

Adeus, Cruyff! Duas frases do gênio holandês que resumem o futebol atual

André Rocha

24/03/2016 10h51

Cruyff_2377125b

A revolução da Holanda de 1974 tinha nome. Estrela por entender como ninguém a essência do futebol coletivo. O representante em campo do mentor Rinus Michels, que armava sua seleção no 4-3-Cruyff-2. Com movimentação, compactação, marcação pressão e posse de bola.

Johan Cruyff perde a luta contra o câncer. Mas parte deixando tantos legados que não cabem em um post. O maior deles: pensar o esporte, o jogo.

Em homenagem a um dos maiores da história, seguem duas frases que resumem o futebol atual, que carrega as impressões digitais de Pep Guardiola e do Barcelona, dois "filhos" do holandês, que comandou o "Dream Team" catalão nos anos 1990:

– "No meu time, o goleiro é o primeiro atacante e o atacante, o primeiro defensor";

– "Em uma partida de futebol os jogadores tem a posse de bola por no máximo 3 minutos, então o mais importante é o que fazer nos 87 em que você não tem a bola".

 

Típico Cruyff. Vá em paz! Mas vai fazer falta.

 

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.