Topo

André Rocha

Audax joga ao natural, mas Santos responde e segue favorito ao bicampeonato

André Rocha

01/05/2016 19h18

Dorival Júnior optou por dosar energias sem arriscar pressão no campo de ataque em Osasco. O Santos deixava Lucas Lima, Gabriel e Ricardo Oliveira mais adiantados e Vitor Bueno compondo o meio com Thiago Maia e Renato. A ideia clara era controlar defensivamente a partida de ida.

Com isso, aceitou que o Audax propusesse o jogo desde o início com troca de passes, apesar do gramado irregular. A equipe de Fernando Diniz ocupava o campo de ataque e jogava ao natural, sem pressão pela decisão. Espetava Tche Tche e abria bem o zagueiro André Castro pela direita na saída de bola. Porém faltavam as jogadas de profundidade e os chutes de fora da área.

O Santos crescia quando saía com passes simples e objetivos de Lucas Lima procurando Gabriel e Ricardo Oliveira, que acertou as traves em contragolpe e cobrança de falta nas cinco finalizações contra seis do Audax, que teve 58% de posse e errou apenas 12 passes, dois a menos que o oponente. Mais um pênalti sobre Gustavo Henrique ignorado pela arbitragem de Flavio Rodrigues de Souza.

Audax forte pela direita com Tche Tche espetado fazendo dupla com Mike para cima de Zeca e Vitor Bueno, que voltava e liberava o trio ofensivo talentoso do Santos (Tactical Pad).

Audax forte pela direita com Tche Tche espetado fazendo dupla com Mike para cima de Zeca e Vitor Bueno, que voltava e liberava o trio ofensivo talentoso do Santos (Tactical Pad).

Jogo igual e melhor tecnicamente na segunda etapa, com Fernando Diniz trocando Juninho por Wellington. Gabriel e Vitor Bueno inverteram o lado e geraram um problema defensivo: Tche Tche não deixou de apoiar e criou vantagem numérica pela direita. Na inversão de bola, o lateral do Audax bateu com Zeca e indefiniu a marcação sobre Mike, que cortou para dentro e marcou belo gol.

Tudo pareceu ruir para Dorival Júnior quando Lucas Lima sentiu lesão ao finalizar e deu lugar a Ronaldo Mendes. Depois Paulinho substituiu Vitor Bueno e definiu um 4-2-3-1 mais ofensivo. Uma resposta até óbvia pela adversidade. Mas o empate veio com o erro de Tche Tche. Sem pressão de nenhum adversário, com o time saindo, entregou nos pés de Ronaldo Mendes com espaço de sobra para avançar e soltar o pé.

Santos buscou empate com um 4-2-3-1 mais ofensivo após as substituições, mas só conseguiu no erro de Tche Tche que Ronaldo Mendes aproveitou (Tactical Pad).

Santos buscou empate com um 4-2-3-1 mais ofensivo após as substituições, mas só conseguiu no erro de Tche Tche que Ronaldo Mendes aproveitou (Tactical Pad).

O Audax nunca abdicou do ataque. Finalizou 17 vezes, subiu a posse para 60%. Merece respeito e admiração pela convicção no seu plano de jogo. Por isso é líder em posse e acerto de passes na competição.

Mas não se impôs com o mando de campo. Terá que fazer história na Vila Belmiro para evitar o bicampeonato na oitava final estadual seguida, com quatro títulos, de um time que ostenta invencibilidade de 27 jogos em casa – 23 vitórias e quatro empates.

Mesmo se perder Lucas Lima, o Santos é o favorito.

(Estatísticas: Footstats)

 

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.