Topo

André Rocha

Grêmio de Roger e Luan guarda os passeios para o Galo em Belo Horizonte

André Rocha

27/05/2016 00h07

Foi a melhor atuação do tricolor gaúcho em 2016. Há quase um ano, aconteceu no Mineirão: 2 a 0 e golaço de Douglas em contragolpe de manual. Contra o mesmo Atlético Mineiro. Desta vez no Independência.

Não exatamente o mesmo Galo. Agora um time despedaçado pelos desfalques e apenas a segunda partida de Marcelo Oliveira no comando. Qualquer análise, mesmo para um revés de 3 a 0 em casa, precisa ser relativizada.

O único drama de Roger Machado, completando 12 meses como treinador no clube, foi a seqüência de lesões em 36 minutos: Fred, Henrique Almeida e Marcelo Oliveira. Difícil acreditar que apesar disso a atuação na primeira etapa foi impecável.

Primeiro controlando a pressão inicial de costume do adversário no Horto. Depois trocando passes e movendo as peças como esta equipe foi pensada e treinada. Sem referência no ataque. Sem Bobô tomando os espaços dos deslocamentos.

Com Luan em noite espetacular. A mesma em que Dunga convocou Kaká para a vaga de Douglas Costa. Corte de um jogador importante e um embaixador no lugar. O jovem atacante deitou e rolou circulando por todos os setores e marcando dois gols. O outro foi do lateral esquerdo antes de deixar o campo contundido.

Douglas voltou bem na articulação, Walace e Maicon ditaram o ritmo, Edílson marcou e atacou em atuação correta. Só Giuliano destoou no belo desempenho coletivo. Objetividade foi a marca: nove finalizações, seis no alvo, três nas redes.

Porque o Grêmio de Roger e Luan parece guardar os passeios para as visitas ao Galo em Belo Horizonte.

(Estatísticas: Footstats)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.