Topo

André Rocha

Cueva e Marcos Júnior: dinâmica contra a "ditadura" do camisa dez clássico

André Rocha

18/07/2016 11h31

O camisa dez habita o imaginário brasileiro e normalmente é ainda hoje é tratado como a grande solução para o time que não possui um jogador com o perfil típico.

Culpa de Pelé, o maior de todos. Ou Zico, Alex. Hoje Ganso. Outros eram "dez", mas trajavam a oito, como Leivinha no Palmeiras dos anos 1970, deixando o número mítico para Ademir da Guia. Ou Silas, com Pita no São Paulo dos "Menudos" em 1985.

Ou seja, o meia que se aproxima do centroavante para tabelar, criar e finalizar. Uns mais cerebrais, outros com instinto de artilheiro. Mas sempre com uma certa classe, o toque diferente, a visão de jogo privilegiada.

Mas para isso precisava de espaços. Contra a perseguição individual, um drible ou desmarque no volante pegador e abria-se o clarão. Na marcação por zona, o latifúndio às costas do meio-campo adversário dentro de um universo de equipes espaçadas.

Com o jogo mais compacto e rápido, eles tiveram que se adaptar. Uns recuaram, como Pirlo e Toni Kroos. Outros ganharam mobilidade, procurando os flancos: Kaká, Ozil, Oscar, James Rodríguez. Totti, depois Messi, resgataram o "falso nove" de Hidegkuti e Cruyff.

Quem não se atualizou foi sendo excluído naturalmente, também pela idade: Riquelme e Alex, os exemplares mais clássicos. O dez que voltava nos volantes e pensava todo o jogo e ainda aparecia para concluir.

Com espaços mínimos no último terço do campo, o meio-campista pensador passou a ser o outrora destruidor. Como Xabi Alonso e Modric, além do italiano e do alemão citados acima. Armação de trás.

Ficou mais comum escalar um jogador rápido e móvel para atuar atrás do centroavante. Se o time se fecha em duas linhas de quatro bem próximas, o meia central fica um pouco mais liberado. Pressiona a saída de bola e depois fica praticamente como outro atacante. Sendo veloz, o contragolpe ganha um desafogo. Já a movimentação é importante para confundir a retaguarda rival na troca de posições em progressão.

Cueva no São Paulo e Marcos Júnior no Fluminense foram bons exemplos desta dinâmica na 15ª rodada da Série A do Brasileiro.

No clássico em Itaquera, o peruano começou circulando às costas dos volantes corintianos Bruno Henrique e Rodriguinho e procurando os lados. Especialmente o esquerdo, no espaço deixado por Fagner quando apoiava ou saía à caça de Centurión.

Flagrante do início da jogada que originou o pênalti para o São Paulo: Ytalo faz a parede e Cueva arranca no espaço às costas de Bruno Henrique e de Fagner, que ficou com Centurión (reprodução TV Globo).

Flagrante do início da jogada que originou o pênalti para o São Paulo: Ytalo faz a parede e Cueva arranca no espaço às costas de Bruno Henrique e de Fagner, que ficou com Centurión (reprodução TV Globo).

Por ali infiltrou e sofreu o pênalti de Yago. Também bateu e converteu. No segundo tempo, colaborou no domínio são-paulino definitivamente aberto pela esquerda. Acertou cinco dribles e foi o jogador que mais ficou com a bola no Majestoso.

Edgardo Bauza reforçou o meio com Wesley e o tricolor paulista aproveitou as substituições infelizes de Cristóvão Borges que tiraram volume de jogo do Corinthians. Faltou pouco para a primeira vitória na arena do rival.

Em Edson Passos, o primeiro jogo da nova casa do Flu depois de penar rodando o Brasil. Primeira etapa de intensidade máxima e muita pressão na saída de bola de um Cruzeiro perdido.

Sem Fred e Gustavo Scarpa, Marcos Júnior voltou de lesão para confirmar o protagonismo na equipe de Levir Culpi. Não como o ponteiro baixinho e velocista, mas com liberdade, deitando e rolando entre a defesa e o meio do adversário.

Os volantes Douglas e Cícero eram os responsáveis pelos passes que furavam as linhas do oponente. Já Marcos Júnior acelerava para se juntar a Richarlison. Ou era o facilitador de outra vantagem de contar com um meia ágil: criar superioridade pelos lados. O meia aberto do 4-2-3-1, mais o lateral e Marcos Júnior triangulando, muitas vezes só contra o lateral adversário.

No 4-2-3-1 do Fluminense de Levir Culpi, Marcos Júnior é o meia central que acelera e circula pelos flancos com a agilidade que desarticulou o sistema defensivo do Cruzeiro em Edson Passos (Tactical Pad).

No 4-2-3-1 do Fluminense de Levir Culpi, Douglas e Cícero armam o jogo de trás e Marcos Júnior é o meia central que acelera e circula pelos flancos com a agilidade que desarticulou o sistema defensivo do Cruzeiro em Edson Passos (Tactical Pad).

Assim como Cueva, foi derrubado e mandou para as redes a penalidade máxima que definiu os 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Desequilibrou.

Os meias atacantes de velocidade que fizeram São Paulo e Fluminense não sentirem tanta falta de Ganso e Scarpa. Uma alternativa contra a "ditadura" da entidade mágica do camisa dez.

(Estatísticas: Footstats)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.