Topo

André Rocha

Yaya Touré é dispensável para Guardiola. De novo. Entenda o porquê

André Rocha

02/09/2016 13h05

yaya-toure-pep-guardiola-man-city

O Manchester City anunciou nesta sexta-feira que Yaya Touré está fora da lista dos inscritos para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Já havia acontecido nos playoffs contra o Steaua Bucarest.

Previsível, já que Pep Guardiola tratara o marfinense como dispensável no Barcelona desde que assumiu o time principal em 2008 até o final da temporada 2009/2010, com Busquets titular absoluto e Yaya Touré, contratado no fim da Era Rijkaard, participando de poucos minutos.

Se com 25 anos não era considerado útil, que dirá aos 33. Não que Touré tenha dificuldades de se encaixar no jogo de posição – em resumo, a ocupação do campo de ataque e troca de passes até encontrar uma brecha no último terço de campo.

O City com Pellegrini já trabalhava desta forma nas partidas contra times de menor investimento na Inglaterra e o camisa 42 mostrava desempenho, como volante ou meia centralizado num 4-2-3-1.

O meio-campista africano costuma dizer que o técnico catalão nunca foi muito transparente quanto à sua resistência em utilizá-lo. "Guardiola não confiava em mim. Sempre que falávamos, ele me deixava sem resposta e era pouco claro nas justificativas para me deixar fora da equipe", afirmou em 2011 à rádio catalã ONA FM.

O treinador já deixou claro que via em Sergio Busquets muitas de suas próprias características quando jogador, campeão da Liga dos Campeões em 1992 no "Dream Team" comandado por Joahn Cruyff.

Um volante facilitador, inteligente no posicionamento e na movimentação, sempre dando opção para a construção do jogo e simplificando os passes para fazer a bola circular com mais rapidez. Craque "invisível". Guardiola deixava a armação para o líbero holandês Ronald Koeman, hoje treinador do Everton. Busquets acionava Xavi, agora ativa Messi, Rakitic e Iniesta.

Tem a ver com ciência também. Guardiola prefere meio-campistas com o centro gravitacional mais baixo, como está descrito no livro "O Barça: todos os segredos do melhor time do mundo", de Sandro Modeo. Ou seja, menos altos e mais ágeis. Para facilitar a saída de bola e acelerar o jogo para os atacantes perto da área do oponente.

Por incrível que pareça, Busquets mesmo com 1,89 m, um centímetro mais alto que Yaya, é mais dinâmico. Toca mais de primeira. Até por ser formado nas canteras do clube, doutrinado dentro da filosofia desenvolvida há décadas.

Yaya tem técnica, porém é um pouco menos rápido. Tanto para se movimentar e abrir uma linha de passe quanto para dominar e passar. Com o avançar da idade, natural que isto se acentue ainda mais.

No City, Fernandinho, Gundogan e Fabian Delph podem dar uma melhor resposta ao que Guardiola se propõe. A Touré resta esperar oportunidades na Premier League e, fora de campo, ajudar os mais jovens a compreender as ideais do técnico.

A questão é se, mesmo maduro e na reta final da carreira, o jogador aceitará esse papel de reserva, coadjuvante e "auxiliar" exatamente do comandante que nunca o considerou, de fato, essencial.

"Conheço Yaya desde os tempos de Barcelona, o quão ele ama jogar futebol, sei perfeitamente das suas qualidades, mas ele sabe por que não esteve na lista", elogiou Guardiola.

Assim como no "Caso Hart", podia haver mais respeito pela história do atleta, especialmente no City. Mesmo com a chance de ser útil, em tese, nos duelos com o time catalão na primeira fase do torneio continental. Pelo conhecimento da essência do modelo de jogo e por causa da motivação natural de enfrentar um time do qual foi dispensado.

Se o técnico não fosse Guardiola. Com ele, as chances de Touré são mínimas.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.