Topo

André Rocha

G-6 pode e deve aumentar a ambição do Santos

André Rocha

05/10/2016 23h07

A temporada com muitos desfalques por convocações, suspensões e a janela que levou Gabigol deixou o Santos com a única ambição de vaga na Libertadores, no Brasileiro ou via Copa do Brasil. A derrota para o América praticamente desmanchou o sonho de título em meio a tantos problemas.

Mas o elenco do Santos, com um mínimo de foco, consegue encontrar respostas para ausências importantes. Como as de Vitor Bueno, artilheiro do time, e Lucas Lima na seleção brasileiro para o jogo contra o Fluminense na Vila Belmiro. Dorival Júnior tirou da cartola a grande atuação de Jean Mota e mandou a campo Rafael Longuine para mudar o time no segundo tempo da dura vitória por 2 a 1.

Com mais duas vagas no principal torneio continental já em 2017, o empate sem gols do Atlético Mineiro fora de casa contra o Corinthians e abrindo cinco pontos de vantagem sobre o Flu já é possível pensar numa vaga direta na fase de grupos. São apenas dois pontos a menos que o terceiro colocado.

Flamengo e Palmeiras, apesar da oportunidade de manter a vantagem com vitórias em casa sobre Santa Cruz e América, respectivamente, ainda terão confrontos com os santistas. O alviverde na Vila, o rubro-negro fora. Seis pontos e uma tabela não tão complicada podem tornar tudo menos improvável, principalmente na disputa com o time carioca.

Potencial técnico e tático para manter o desempenho e buscar uma escalada em resultados dividindo atenções com a Copa do Brasil não falta. O Santos segue fiel à sua proposta ofensiva, com posse de bola e jogo mais intenso e vertical na frente. Sem abrir mão das jogadas pelos flancos e os cruzamentos que encontraram Copete e Ricardo Oliveira no importante triunfo.

Uma simples vaga na Libertadores ficou pequena. O alvinegro praiano é time forte que pode e deve aumentar sua ambição na temporada. Quem sabe?

 

 

 

 

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.