Topo

André Rocha

Do Brasil de 1970 a Grêmio e Newcastle: a semana da troca de passes

André Rocha

28/10/2016 08h06

passe_Pele_1970

O luto pela partida do capitão do tricampeonato Carlos Alberto Torres reavivou a memória da jogada coletiva que terminou no golaço do lateral que fechou a campanha lendária da seleção brasileira comandada por Zagallo no México em 1970.

Ação ofensiva analisada detalhadamente em programas e sites, iniciada com os dribles de Clodoaldo, passando pela sacada de Jairzinho na esquerda atraindo Fachetti na marcação individual italiana e abrindo o espaço para Carlos Alberto aparecer e receber assistência de Pelé. Nove passes, trinta toques na bola.

Linda trama de uma equipe de exceção, considerada a maior da história do esporte. Mas uma visão simplista pode sugerir que apenas aquela reunião de talentos teria capacidade de concatenar. Porque no Brasil é cultural associar um vistoso jogo coletivo à qualidade individual de cada jogador.

A semana, ou os últimos sete dias, porém, mostraram que não há uma necessária relação direta. O monopólio do "jogar bonito" não está nos gigantes milionários Barcelona, Real Madrid e Bayern de Munique, as seleções mundiais que dominam o futebol desde 2013 e formam a base das Espanha e Alemanha que venceram as últimas Copas, além de contar com os recordes e a genialidade de Messi e Cristiano Ronaldo.

Porque trocar passes é questão de treino e, principalmente, ideia de jogo. Fazer circular a bola com inteligência, criar linhas de passe com movimentação e senso coletivo. O jogo apoiado que Tite colocou na boca até de quem acha que futebol brasileiro é apenas ginga, drible, raça e emoção.

Assim o Grêmio colocou o Cruzeiro na roda dentro do Mineirão trocando 23 passes até o golaço de Luan. Mesmo número do Newcastle de Rafa Benítez desde a saída de bola, passando pelos onze jogadores e terminando na finalização de Ayoze Perez. Nos 3 a 0 sobre o Ipswich Town. Na segunda divisão inglesa.

Não foi preciso nenhum esquadrão para tais feitos. Apenas vontade de fazer bem feito. E o entendimento de que o passe é o melhor instrumento de controle em um esporte tão aleatório e imprevisível como o futebol. Também é a forma mais segura e inteligente de chegar à meta adversária com mais jogadores.

Por aqui nos acostumamos com uma espécie de culto à mediocridade. Queremos o "atalho", evitamos os riscos. A obsessão pelo resultado a qualquer custo é que estimula o chutão na saída de bola para tentar ganhar o rebote. A intenção é fazê-la chegar na lateral do campo para o cruzamento. Sofrer uma falta ou conseguir um escanteio. Para de novo levantar na área.

Os gramados ruins e uma suposta pobreza de material humano são as desculpas preferidas. Até um Fernando Diniz com seu Audax eliminar São Paulo e Corinthians com um elenco sem estrelas e só perder o título paulista deste ano para o Santos de Dorival Júnior, que também preza a bola e, aí sim, os talentos desequilibrantes fazem a diferença.

As estatísticas em todas as grandes ligas mostram que os gols diretamente em faltas e escanteios são cada vez menos frequentes e os centros, a menos que sejam passes vindos da linha de fundo, não são tão eficientes assim. Cruzar quase sempre é entregar ao acaso. 50% para o atacante e a outra metade do zagueiro. Questão lógica, matemática.

O passe é de ouro! Não só dos craques. É democrático. Basta treinar jogador e time. Bola no chão. Trabalho de esporte coletivo. Em qualquer tempo, uma ideia para qualquer jogo. De Carlos Alberto a Luan ou Perez. A eficiência que não descarta a beleza.

A última aparição de Carlos Alberto Torres como comentarista no Sportv foi domingo, no programa "Troca de Passes". Não pode ter sido por acaso…

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.