Topo

André Rocha

Carta aberta a Rogério Ceni: volte às origens, comece no Sinop

André Rocha

24/11/2016 06h19

Rogerio Ceni Sinop

Caro Rogério Ceni,

Não sou muito adepto deste recurso da carta aberta, até porque muito provavelmente não chegará a você. Muito menos deve mudar sua decisão. Mas vale o exercício, o registro.

A demissão de Ricardo Gomes antes do fim da temporada parece mesmo a senha para o anúncio de seu nome como novo treinador do São Paulo. A notícia para encher o torcedor de esperança nesta virada de ano. Voltar a ser o time da fé.

Pela liderança, pelo cuidado na administração da carreira, pelo amor ao clube e pela dedicação a tudo que faz tem muita chance de dar certo. Até porque o nível por aqui nem é tão alto assim. O melhor está na CBF. A sua visão de jogo demonstrada no campo e nas entrevistas e a busca de conhecimento na Europa, embora por um tempo relativamente curto, são bons indícios.

Mas, você sabe bem: as expectativas serão imensas, desproporcionais para um iniciante. Lembre que Guardiola foi espetacular em sua primeira experiência. Mas isto é a exceção. E o catalão não foi o maior ídolo da história do Barcelona. Será muito peso, mesmo para um gigante como você.

Por isso eu deixo aqui uma humilde sugestão: volte às origens, comece no Sinop, lá no Mato Grosso. Jogou a Série D deste ano. Chegue com toda sua visibilidade, atraia os holofotes para o clube que lhe revelou. Seria um gesto nobre, grato. Dos grandes. Inicie uma nova carreira de baixo, com mais margem de erro. Porque você é mito, mas não infalível. Nem na meta você era perfeito. Ninguém é.

No São Paulo vão olhar para o banco ou para a área técnica esperando os feitos do goleiro artilheiro. As defesas, a precisão nas cobranças de faltas e pênaltis. O grito que partia da meta orientando a retaguarda agora vai ficar mais longe. E pode acreditar: no calor do jogo, no imediatismo do torcedor, na dor de uma derrota não vão lhe perdoar.

Mesmo que a reverência transforme uma possível vaia num silêncio doído, vai machucar. E lembre do que fizeram com Ricardo Gomes: garantiram o cargo depois dos 4 a 0 sobre o Corinthians, agora o bilhete azul. Assim que funciona o futebol brasileiro. E o São Paulo deixou de ser diferente há um bom tempo. Ainda mais em ano eleitoral como 2017.

Olhe o que aconteceu com Dinamite como presidente do Vasco, Zico como diretor de futebol do Flamengo, Falcão no Internacional. O Renato Gaúcho no Grêmio é um bom exemplo para o momento, só que ele começou efetivamente a carreira de treinador em 2000 e só foi assumir o tricolor gaúcho dez anos depois.

Por isso pense. Ainda dá tempo de mudar de ideia e começar diferente. O Sinop seria uma espécie de divisão de base como treinador. Para você amadurecer sem virar vidraça tão rápido. Sem arranhar em três jogos a mitologia construída em quase três décadas. Sem entrar no moedor com a carne tão inteira.

Respeitosamente

 

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.