Topo

André Rocha

São Paulo é a maior incógnita para 2017. Mas pode ser a melhor surpresa

André Rocha

21/12/2016 11h48

Ceni_SPFC_Treinador

Rogério Ceni sempre teve liderança, poder de articulação, capacidade de se comunicar, vivência de campo e moral de maior ídolo do São Paulo. Além disso, foi atrás de conhecimento para se qualificar no novo ofício.

Só que a história mostra que nada disso garante o sucesso como treinador. Este que escreve mantém a opinião de que seria melhor começar nas divisões de base ou em um clube menor, para ganhar cancha e se preparar para o desafio de comandar um clube grande.

Logo onde construiu sua história. Logo num período sem conquistas relevantes, com a torcida carente, exigente e esperançosa de que o goleiro vencedor resgatará a rotina de títulos.

O São Paulo é a maior incógnita para a próxima temporada porque não há parâmetros, um currículo anterior para termos noção das possibilidades de Ceni comandando fora de campo.

Mas pode dar muito certo, principalmente pela carta de intenções na escolha de seus auxiliares. Não porque Michael Beale e Charles Hembert são estrangeiros, mas pelo perfil dos profissionais e o que eles podem acrescentar ao nosso futebol.

Especialmente o inglês, ex-técnico do sub-23 do Liverpool. Pelo seu trabalho na base do Chelsea e dos Reds e pela capacidade de ajudar na qualificação dos treinamentos do time. Mas principalmente por uma visão de vanguarda em relação às divisões de base: a necessidade do aprimoramento técnico, de fundamentos, para chegar pronto ao profissional.

Porque em um jogo cada vez mais tático e intenso, a precisão técnica é que define vencidos e vencedores nos detalhes, na chance de gol que não é desperdiçada, no passe certo desde a defesa que constroi a jogada de ataque e não o contragolpe adversário. Com esta visão de futuro, o tricolor do Morumbi pode sair na frente.

Já Hembert inicialmente será uma espécie de interlocutor entre Beale e os jogadores, mas também um gestor responsável por logística e questões burocráticas, com experiência em grandes eventos.

O francês também é treinador, com licença da Football Association. Sua rede de contatos será importantíssima para Ceni, que pretende manter o intercâmbio com o futebol europeu e se manter antenado ao que há de mais atual em todos os aspectos do esporte.

Fica a dúvida se haverá tempo e paciência num país que só respeita os "gringos" e as novas ideias se  o resultado vier imediatamente. Também se Ceni, de personalidade centralizadora, saberá ouvir seus assistentes e delegar poderes nos momentos de pressão.

É um projeto ambicioso, de médio a longo prazo, ainda que os garotos que estão subindo tenham entregado desempenho e títulos na base e possam dar retorno nesta primeira temporada. Especialmente o talentoso David Neres, que já mostrou personalidade e capacidade de desequilibrar na reta final do Brasileiro.

Qualificar o elenco que entregou pouco em 2016 com contratações pontuais. Como Sidão, que chega para repetir no clube o que fez no Botafogo: substituir o goleiro ídolo, o que Denis definitivamente não conseguiu.  Mais os garotos, dosando juventude e experiência pode dar muito certo. Com conceitos, gestão moderna e inteligente dentro e fora de campo. Sem deixar a turbulência política atrapalhar.

Difícil prever o futuro no Morumbi, mas ferramentas não faltam para fazer do São Paulo a melhor surpresa de 2017 no Brasil.

 

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.