Topo

André Rocha

Testes valem mais que a goleada do Flamengo na estreia do Carioca

André Rocha

28/01/2017 22h49

No primeiro teste com a maioria dos titulares em campo durante os noventa minutos, o Flamengo apresentou novidades. Entre as previstas, a utilização de Mancuello como ponta armador pela direita – o "dublê" de Conca – e a estreia de Romulo como volante ao lado de Willian Arão no 4-2-3-1 que segue como o desenho tático rubro-negro.

As surpresas foram do lado esquerdo: Adryan como o ponteiro mais agudo à esquerda no lugar de Everton, vetado minutos antes por problema estomacal, e Trauco, lateral contratado para herdar a vaga de Jorge, negociado ao Monaco na quinta-feira. Poderia ser mais à frente, maduro e valorizado. A boa notícia é que estava no planejamento, sem desespero.

No primeiro tempo, Trauco não econtrava espaços para descer, pois Adryan guardava o posicionamento mais aberto, sem buscar as diagonais. Diante do 4-1-4-1 armado por Joel Santana no Boavista, o Fla sofria para criar espaços e tinha problemas com os contragolpes adversários. Romulo e Arão precisam de tempo para acertar a proteção da retaguarda.

Mancuello ainda precisa de tempo para se adaptar à nova função.  Com o time acostumado a jogar pelos flancos, triangular e cruzar, não é fácil se acostumar a trabalhar por dentro. Pará não tem a característica de buscar o fundo com velocidade e os companheiros têm que criar opções de passe.

Passes de primeira. Uma dificuldade de Diego em toda carreira. É meia de condução de bola e finalização. Sem espaços, não consegue acelerar na zona de criação, fazer o jogo fluir. Como joga adiantado, Willian Arão fica mais preso e não aparece como surpresa.

Trauco começou a ser destaque e personagem quando Adryan abriu o corredor e o lateral acertou centro perfeito para Guerrero no primeiro gol do jogo na Arena das Dunas. Mas também foi notável o erro de posicionamento na jogada do lado oposto que encontrou Mosquito livre às suas costas. Vacilos que se repetiram na segunda etapa.

Compensadas pelo gol marcado na segunda etapa, com bela assistência de Mancuello. O lateral peruano é mais agudo que Jorge, porém menos habilidoso e seguro atrás. Pode evoluir e ser muito útil. Assim como Rodinei, que entrou na vaga de Adryan. Mais adiantado, fazendo dupla com Pará. Talvez para ser o "dublê" de Berrio, atacante colombiano contratado para ser o ponta mais vertical. Um "upgrade" em relação a Marcelo Cirino.

O Boavista cedeu espaços, o jogo rubro-negro ficou mais fluido, com volume. Centro preciso de Rodinei, mais um gol de Guerrero. Diego completou os 4 a 1 no final, em outra assistência de Trauco. Mais que a goleada na primeira partida do Carioca, valeram os testes para Zé Ricardo preparar a equipe com base mantida e as contratações com o propósito de suprir as carências.

Para um início de trabalho, o saldo no desempenho foi positivo.

 

 

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.