Topo

André Rocha

As cinco chaves da liderança absoluta do Chelsea de Conte no Inglês

André Rocha

04/02/2017 13h01

Crédito: Reuters

Crédito: Reuters

A derrota por 3 a 0 para o Arsenal no turno fez Antonio Conte mudar o desenho tático do Chelsea para o 5-4-1/3-4-3 que revolucionou o futebol jogado na Inglaterra e já faz eco em várias partes do mundo.

Os 3 a 1 no Stamford Bridge, ainda que o gol de Giroud no final tenha atrapalhado a devolução do placar clássico, é muito simbólico para a afirmação do melhor time da Premier League com sobras. Ainda mais com o golaço de Cesc Fábregas, ex-Arsenal, encobrindo Petr Cech, ex-Chelsea. Abrindo doze pontos na liderança, ao menos temporariamente.

É a equipe de Courtois, David Luiz, Diego Costa. Do forte trabalho coletivo. Mas a combinação de resultado e desempenho tão consistente tem cinco chaves:

Time adaptável – Em uma liga tão equilibrada como a inglesa é impossível disputar os 90 minutos de todas as partidas com uma mesma proposta de jogo. Em casa contra um time de menor investimento será preciso atacar em massa. Fora de casa diante de um rival direto na disputa do título, o trabalho defensivo é fundamental.

O Chelsea de Conte se comporta bem das duas formas. Defende num 5-4-1, desmembra-se num 3-4-3 quando faz a transição ofensiva. Sabe se instalar no campo de ataque, fazer pressão alta e rodar a bola se necessário, mas também joga de forma rápida, vertical e prática como ninguém hoje na Europa. Um "camaleão" muito duro de ser batido, também por seus personagens e virtudes.

Marcos Alonso – O espanhol tem rara leitura de jogo. Sabe se comportar como lateral e ala e, melhor do que Moses, o atacante adaptado do lado oposto, consegue se infiltrar na área adversária como elemento surpresa. Foi assim no primeiro gol sobre o Arsenal, em lance que derrubou o Bellerín com cotovelada – involuntária para este que escreve.

Defende como lateral fazendo diagonal de cobertura, abre o jogo como ala e aparece na área quando a jogada é criada do lado oposto. Fundamental.

N'Golo Kanté – O campeão Leicester luta para não cair nesta temporada, o Chelsea praticamente com a mesma equipe da temporada passada que não pontuou sequer para jogar a Liga Europa é líder com folga. Não pode ser acaso.

O volante francês é um fenômeno de condição física e leitura de jogo. Corre, desarma, antecipa, intercepta. Enche o meio-campo. Com a bola joga bem simples, o básico sem comprometer. Conduz a bola e entrega para os alas ou para o trio de ataque. Faz a diferença, mesmo sem talento.

Eden Hazard – A chave do sucesso ofensivo. Conte recuperou o craque da Premier League 2014/15 e hoje o belga é o ponta que volta para compor a linha de quatro no meio e quando recupera a bola é a reserva de talento da equipe.

Circula por todo ataque, procura Pedro ou Willian e Diego Costa. Consegue ser organizador, velocista e finalizador quando necessário. Com espaços é capaz de explodir como no golaço que praticamente decidiu o clássico londrino pulverizando o sistema defensivo dos Gunners. Desequilibra.

Sequência sem lesões e com menos jogos- A chave mais importante. Desde a mudança de sistema e afirmação de um time base, a formação se alterou muito pouco. Especialmente na última linha defensiva. No meio, Fábregas no lugar de Matic e Willian na vaga de Pedro e na ausência de Diego Costa.

A ausência nas competições europeias é algo que não se deseja para a imagem e o investimento dos Blues. Mas ajuda a não desgastar nem desviar o foco. Ainda mais em um calendário com duas copas nacionais e o futebol mais intenso do planeta. A proposta de jogo de Conte exige fisicamente e o elenco está voando.Uma grande vantagem em relação aos rivais.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.