Topo

André Rocha

Fluminense de Abel é o primeiro time a encher os olhos no Brasil em 2017

André Rocha

17/02/2017 10h26

Santos e São Paulo fizeram um jogaço na Vila Belmiro. O Palmeiras, ao menos em tese, formou o elenco mais forte do país – talvez do continente – e sinaliza recuperação. Flamengo e Cruzeiro têm 100% de aproveitamento na temporada.

Mas nenhum time nesta pequena amostragem de 2017 no Brasil jogou um futebol tão bom e bonito quanto o Fluminense de Abel Braga. Nem tanto pelas seis vitórias e apenas a derrota com time praticamente reserva para o Internacional pela Primeira Liga.

Os 19 gols marcados e cinco sofridos também dizem pouco, até porque a fragilidade dos adversários, incluindo o Vasco na estreia do Carioca, não pode ser descartada na análise. O que enche os olhos é a qualidade, a fluidez e o volume de jogo do tricolor. Tirando todas as camadas de técnica, tática e estratégia, a verdade do campo diz que o Flu está jogando fácil.

Principalmente quando o quarteto Gustavo Scarpa-Sornoza-Douglas-Wellington Silva entra em ação com mobilidade, sintonia, inteligência na ocupação dos espaços que também pode incluir Henrique Dourado.

O menos técnico dos cinco da frente neste 4-1-4-1 que varia conforme o movimento de Douglas mais próximo do volante Orejuela para o 4-2-3-1 procura abrir espaços, participar das combinações como pivô e aparecer na área para finalizar. Já são seis gols de Dourado, quatro pelo Carioca e dois nos 5 a 2 sobre o Globo pela primeira fase da Copa do Brasil.

A combinação de características é a chave para um entendimento tão rápido. Gustavo Scarpa e o equatoriano Sornoza são meias que passam, se deslocam e finalizam. Funcionam no centro e também no flanco. Douglas tem senso de organização e boa finalização de média/longa distância. Já Wellington Silva é o contraponto mais agudo, rápido e driblador, procura as diagonais. Dourado complementa com força física e simplicidade na área adversária.

Os laterais também colaboram na construção dos ataques com velocidade, abrindo o jogo e buscando o fundo. Léo à esquerda e, principalmente, o redivivo Lucas. Pela direita, o ex-Botafogo que não vingou em Palmeiras e Cruzeiro aproveita o corredor deixado pelo canhoto Gustavo Scarpa. Quando Wellington cai no setor formam uma dupla de intensidade e rapidez.

Abel Braga fala em praticamente todas as suas entrevistas sobre caráter e respeito às três cores do clube. Quem conhece o treinador sabe que o controle do vestiário é sua prioridade na gestão e ele não aceita menos que 100% de entrega. Mas o maior mérito até aqui é estimular o jogo ofensivo, a pressão no campo de ataque e não reprimir a beleza das jogadas que saem com naturalidade.

É óbvio que falta um teste mais consistente para avaliar as reais possibilidades na temporada. Pode vir na sequência da Primeira Liga ou no Carioca contra Flamengo e Botafogo. Interessante para observar se as ações de ataque conseguem manter o alto nível e se há evolução no sistema defensivo que tem falhas na compactação e no jogo aéreo.

Mas se futebol é momento, entre os grandes brasileiros o único que já desperta prazer de ir ao estádio ou ligar a TV para ver jogar é o Fluminense.

A variação de 4-1-4-1 para 4-2-3-1 do Fluminense de Abel Braga, de acordo com o posicionamento de Douglas no meio-campo. Tricolor é envolvente pela combinação de características do quinteto ofensivo, mais as descidas dos laterais. A proposta de jogo é ofensiva e o volume de jogo chama atenção neste início de temporada (Tactical Pad).

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.