Topo

André Rocha

Messi, Suárez, Neymar. O melhor ataque que vi e não verei mais

André Rocha

02/08/2017 12h25

Mais que os incríveis 364 gols, 211 assistências e nove títulos em três temporadas pelo Barcelona, o maior legado do trio formado por Messi, Suárez e Neymar é a mágica que o futebol de vez em quando é capaz de proporciona ao quase que instantaneamente combinar características e criar uma sintonia entre atletas e personalidades tão diferentes e gerar algo tão próximo da perfeição.

Também influenciou todo o futebol mundial, que, mesmo sabendo que não conseguiria reunir tanto talento, procurou repetir a "fórmula": o ponta articulador que sai do flanco para circular às costas dos volantes adversários (Messi), o centroavante móvel que roda todo o ataque e procura o espaço deixado exatamente pela movimentação deste ponteiro que arma (Suárez) e o outro atacante, mais agudo, que dispara em diagonal do lado oposto para finalizar ou assistir seus companheiros.

Argentino, uruguaio e brasileiro. Um mais discreto, porém genial. Outro mais explosivo e guerreiro, o terceiro mais midiático e artistico. O tridente sul-americano do Barça foi o melhor que vi em ação em mais de três décadas amando o futebol. Considerando também os que estudei neste período com os vídeos disponíveis hoje, ainda que na época não houvesse transmissão dos jogos para o Brasil em TV aberta.

Tão impactante que tornou o Barcelona dependente demais na última temporada, sacrificou Neymar para equilibrar a equipe coletivamente e fez o mundo estudar formas de pará-lo – a Juventus foi a mais bem sucedida nas quartas de final da Liga dos Campeões. Ainda assim, chegaram aos 111 gols e 66 passes que terminaram com a bola na rede.

Neymar vai para o PSG e certamente deixará um rastro de mágoa e ódio na Catalunha. É provável que se e quando voltar como adversário seja vaiado e perseguido. Infelizmente faz parte do contexto, ele não será o primeiro nem o último e, do jeito que o mercado anda louco, na próxima janela alguém supere essa marca absurda de 222 milhões de euros e torne esta negociação apenas mais uma.

Seja como for, o trio Messi-Suárez-Neymar já virou lenda. Mesmo sem construir uma dinastia no Barcelona que parecia bem palpável depois da tríplice coroa em 2014/15. Ainda assim fazendo história. Uma das mais belas e ricas. O melhor ataque que este blogueiro viu jogar. E não verá mais.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.