Topo

André Rocha

O passeio do Liverpool e o recado de Coutinho para Tite

André Rocha

06/12/2017 20h04

Tite estava no Metalist Stadium para ver nove brasileiros e mais Ismaily em campo na vitória do Shakhtar Donetsk sobre o Manchester City por 2 a 1 que garantiu o time ucraniano nas oitavas da Liga dos Campeões.

Mas podia ter testemunhado in loco o espetáculo do Liverpool nos 7 a 0 sobre o Spartak Moscow em Anfield, com os Reds voltando ao mata-mata do principal torneio de clubes do mundo.

Três gols de Philippe Coutinho, o primeiro de pênalti. Camisa dez e faixa de capitão pela primeira vez, mesmo com os rumores cada vez mais fortes de sua saída do clube. Mais que isso, ditando o ritmo e desequilibrando. Armando e finalizando. Marcando e jogando no 4-1-4-1 de Jurgen Klopp que varia naturalmente para o 4-2-3-1 com os movimentos naturais de seu camisa dez.

Mais um sinal de que seu talento pode ser ainda melhor aproveitado do que na função de ponta articulador na seleção. Partindo da direita, nem tão confortável assim. Seu grande momento foi no golaço sobre a Argentina. Recebendo no centro, às costas dos volantes rivais e arrancando pela meia esquerda para cortar para dentro e bater de direita.

Pode acontecer mais vezes. Com Willian entrando pela direita para abrir o campo e dar opção de busca da linha de fundo ou das diagonais em velocidade. Coutinho substituiria Renato Augusto ou Paulinho no 4-1-4-1/4-2-3-1.

Se Tite quiser testar um novo sistema,a formação considerada titular pode até ser mantida. Mas com Coutinho de "enganche" num 4-3-1-2 à la Real Madrid, como já abordado neste blog. Não centralizado o tempo todo facilitando a marcação, mas procurando os flancos, como Isco faz no time merengue. Inclusive o esquerdo, sem conflitar com Neymar, que se mexeria mais como atacante. Mobilidade para confundir a marcação adversárias. Algo a se pensar.

Certeza mesmo é de que o Brasil não pode abrir mão do dez do Liverpool que é onze na seleção e pode ser ainda mais na equipe de Tite. Mais um recado foi dado em Anfield.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.