Topo

André Rocha

As vitórias "no isotônico" de Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras

André Rocha

25/01/2018 23h37

Gol de Clayson aos 37 minutos do segundo tempo, dez minutos depois de entrar em campo, na virada do Corinthians sobre a Ferroviária no Pacaembu. Diego Souza marcou o primeiro gol do São Paulo em 2018 aos 38 da segunda etapa e Marcos Guilherme fechou a conta aos 44 fora de casa contra o Mirassol.

O jovem Rodrygo, de 17 anos, saiu do banco para, em seu quarto jogo como profissional, ir às redes e decretar a virada do Santos por 2 a 1 sobre a Ponte Preta em Campinas. Já no Allianz Parque o heroi improvável foi Thiago Santos, volante que marcou duas vezes para o Palmeiras sobre o Red Bull Brasil. O decisivo aos 42 minutos da etapa final.

Três viradas e uma que também pode ser considerada, pela pressão que já vivia o tricolor do Morumbi. Nada incomum em estaduais, especialmente no início. Pelo melhor preparo dos times de menor investimento, que começam a treinar antes, no final do ano anterior. Mas que acabam sucumbindo nos últimos minutos.

Não só pelo apoio das torcidas dos times grandes, do peso da camisa, do elenco mais numeroso e qualificado e outras questões mais ou menos subjetivas. Muitas vezes é o que se costuma chamar no futebol de vitória "no isotônico". Ou seja, a vantagem na estrutura se faz presente na reta final da partida.

É quando o CT mais bem aparelhado, o material de melhor marca, mesmo uma simples atadura, faz diferença. Mesmo o líquido que repõe melhor o que o atleta perdeu e tira aquele último esforço que o adversário já não consegue. Aquele detalhe que define vencedores e vencidos.

Meio à forceps, os times grandes e mais ricos acabam arrancando os três pontos. Mesmo que sofram na criação de espaços em sistemas defensivos fechados, ainda mais com tão pouco tempo de preparação. A vantagem é grande, muitas vezes um abismo.

Mesmo no Paulista, estadual mais equilibrado do país, Na cidade dos campeões brasileiros nos últimos três anos. Não é só raça ou camisa. A retaguarda também decide.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.