Topo

André Rocha

Garotada, torcida única e "Venturabol". O Santos dos contrastes no Pacaembu

André Rocha

05/03/2018 06h28

Foi diferente ver o Pacaembu com torcida única do Santos contra o time mais popular de São Paulo. Não que o alvinegro praiano não possa desfrutar da vantagem que os rivais têm de mandar seus jogos na maior cidade da América Latina. Muito menos que sua gente não tenha capacidade de lotar estádios maiores que a Vila Belmiro. Foi apenas inusitado. Um contraste com os domingos de Morumbi dividido de outros tempos. Não exatamente melhores, mas diferentes.

Tão estranho quanto a visão distorcida de que Jair Ventura é o José Mourinho da nova geração de treinadores no Brasil. O seu Botafogo não dava a bola para o adversário, mesmo jogando em casa, e abusava do pragmatismo se defendendo independentemente do contexto da partida.

A crítica ao jovem técnico é comum a tantos outros no país: suas equipes precisam de espaços para atacar. Quando é preciso criá-los se complica. E aí apela para o recurso mais simples: roda a bola de um lado para outro até cruzar na área. Uma espécie de "Venturabol".

É preciso entender que não há nenhum preconceito contra as bolas levantadas. A questão é que quando elas não são consequência de uma ação ofensiva bem trabalhada na qual o jogador pelo flanco chega ao fundo em condições de servir seu companheiro. O cruzamento mais comum é aquele que quase sempre está mais para o zagueiro que para o atacante.

Daniel Guedes cruzou 20 bolas no empate em 1 a 1 com o Corinthians. Acertou duas. Jean Mota foi mais eficiente: de 12 no total acertou três. Total de 47, com nove acertos. Números comuns, na média brasileira de quem precisa atacar. Mas que refletem a opção por uma jogada que, da forma com que é executada, não tem eficiência, nem eficácia. Mesmo quando a equipe termina a partida com 53% de posse de bola.

Só quando Cássio largou nos pés do jovem Diogo Vítor, 21 anos. Que entrara na vaga de Rodrygo, de 17, em sua estreia como titular substituindo o suspenso Gabigol. Para empatar e salvar o time da derrota que parecia encaminhada pelo chute de Renê Júnior ainda no primeiro tempo.

Revés que poderia ter sido decretado na segunda etapa com oportunidades desperdiçadas pelo time de Fabio Carille, novamente com Jadson e Rodriguinho mais soltos, alternando na função de "falso nove". Inicialmente parecia que a queda de energia no estádio, a terceira em três meses, tinha beneficiado os visitantes.

Mas os garotos salvaram o time da derrota. Que poderia ter se transformado em virada se aos 45 minutos o árbitro Luiz Flávio de Oliveira marcasse dentro da área, como de fato aconteceu, a falta de Balbuena em Léo Cittadini anotada fora. Cittadini, outro que chegou menino ao Santos e no clássico, substituindo Renato, tornou o meio-campo mais dinâmico e o time mais agressivo. Foram 15 finalizações, três a mais que o Corinthians – seis para cada lado no alvo. Mesmo sem Gabigol, suspenso.

O Santos sempre parece mais forte quando usa a garotada. Mesmo se não abrir a defesa adversária respeitando a tradição do clube, com bola no chão, técnica e habilidade. Mais um contraste histórico no domingo de Pacaembu com jeito de Vila Belmiro.

(Estatísticas: Footstats)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.