Topo

André Rocha

Corinthians desconcentrado é mais preocupante que derrota para o Inter

André Rocha

27/05/2018 18h38

Uma derrota para o Internacional no Beira-Rio não é nada desesperador, mesmo no atual momento do Colorado e sem D'Alessandro. A transição de Fabio Carille para Osmar Loss, mesmo dentro de uma mesma linha de trabalho, também não é simples, automático.

Junte a isso as ausências de Cássio, Fagner e Rodriguinho, além do volante Gabriel, e temos um cenário complexo para o Corinthians que pareceu menos complicado na bela assistência de Romero para Mateus Vital logo aos quatro minutos de jogo.

O time de Odair Hellmann, porém, acabou paradoxalmente criando um problema para a retaguarda corintiana por conta de suas próprias limitações. Sem criação no meio, os ataques do time da casa se limitavam aos cruzamentos na área procurando Leandro Damião. Foram 44 no total.

Explorando uma fragilidade da equipe desde a queda de produção no returno da edição 2017. A bola aérea vem sendo um problema para a retaguarda corintiana. As oportunidades criadas dentro das 17 finalizações e dos 60% de posse de bola construíram um domínio que manteve o Inter no ataque e foi minando as forças corintianas. Também porque o time paulista se entrincheirou cedo demais para quem não tem a solidez de outros tempos.

Pagou no gol de Damião, que podia ter marcado o segundo em vacilo de Henrique. A virada no final que parecia improvável pelo cansaço do times saiu na falha de Mantuan que tirou o goleiro Walter da jogada e facilitou o trabalho de Rossi.

Faltou concentração no lance. Também na partida como um todo. E aí está um motivo de preocupação para Loss. A grande marca desta trajetória vitoriosa é justamente a capacidade de minimizar erros. Na defesa concedendo poucas oportunidades e na frente sendo preciso, mesmo quando poucas chances são criadas.

Na derrota para o Millonarios, o pecado maior foi na frente, não transformando as 20 finalizações em gols. Menos danoso por conta da primeira colocação do grupo garantida. Agora na defesa, impedindo a ascensão na tabela que dividiria a liderança com o Flamengo. Nada para condenar o jovem lateral, mas um sinal de alerta.

Oscilar é normal. Perder um pilar da identidade vencedora dos últimos anos pode ser trágico.

(Estatísticas: Footstats)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.