Topo

André Rocha

Santos é só mais um clube brasileiro preso na bolha de vitimismo e cinismo

André Rocha

29/08/2018 07h11

O Santos fez vergonha no Pacaembu. Porque é um clube com imagem a zelar. Da Conmebol não se espera nada.

Do Alvinegro Praiano aguardamos até hoje as providências necessárias. Dele e dos outros grandes. Que rompam com federações, CBF e até Conmebol. Todas elas precisam dos clubes brasileiros. Os que têm torcida, camisa, representatividade, força comercial…e parece que não sabem.

São submissos. Por uma migalha aqui e ali. O Santos aplaudiu a canetada de Ricardo Teixeira unificando os títulos nacionais desde 1959. O Palmeiras suplica à FIFA o reconhecimento da Copa Rio como Mundial. O Flamengo ficou mendigando o título brasileiro de 1987.

E a culpa é sempre dos outros. Certamente vão xingar este que escreve pelo que disse no parágrafo acima. No caso dos mais preguiçosos, só pelo título do post. É sempre contra tudo e todos. Uma paixão cega e, por isso, quase sempre pouco inteligente. Porque iniciativas consistentes para se livrar dos obstáculos não existem.

Transferir responsabilidade é cômodo, uma boa bengala. A bolha do vitimismo é um lugar seguro e quentinho. Assim como a do cinismo de quem debochou do Santos, mas pode ser punido pela fraqueza política da CBF no continente daqui a pouco. Hoje ainda. Assim como muitos santistas riram, por exemplo, da arbitragem mais que questionável de Carlos Amarilla contra o Corinthians pela Libertadores 2013.

A ira de parte da torcida pela punição já era esperada. Mas não pode ser relativizada porque a Conmebol é tendenciosa e corrupta. Sempre foi e não vai mudar enquanto os clubes não agirem. Só que esperar união é utopia em um cenário no qual cada um só está preocupado em resolver o seu problema. E só "não tem sangue de barata" para quebrar estádio. Romper com o status quo? Para quê?

Quem lê este blog há pelo menos dois anos sabe das minhas ressalvas a Cuca. Como treinador, gestor de pessoas e figura pública. Mas ontem foi perfeito na entrevista, assumindo enquanto profissional do clube a cota de responsabilidade deste. Cuca que foi vitimista tantas vezes ontem surpreendeu. Ponto para ele. Que não seja punido pela sinceridade.

Foi só mais uma noite no Pacaembu. Tão lamentável quanto o pensamento minúsculo de quem dirige gigantes que hibernam enquanto os ratos fazem a festa.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.