Topo

André Rocha

Palmeiras de Dudu e mais dez campeão inquestionável na eficiência

André Rocha

25/11/2018 19h24

22 jogos de invencibilidade, melhor visitante do Brasileiro. Dudu como o craque do campeonato, que participou com passe decisivo para Willian servir Deyverson no gol da vitória sobre o Vasco e do título brasileiro. Atacante que entrou na vaga de Borja para marcar também a força do elenco.

O Palmeiras de Felipão é o campeão da eficiência. Chegou à liderança com os reservas leves por conta da prioridade ao mata-mata. Quando a conquista ficou mais próxima a tensão aumentou e o desempenho caiu. Mas não o aproveitamento. Pontuando sempre, sem maiores vacilos. Só não garantiu a taça antes pela sequência de quatro vitórias do vice Flamengo.

Estilo simples, até tosco quando necessário. Mas no Brasil funciona, principalmente quando conta com individualidades para decidir. Mas também houve atuações coletivas muito consistentes, como nos 2 a 0 sobre o Grêmio no Pacaembu e o segundo tempo dos 4 a 0 diante do América no Allianz Parque. Forte nos jogos grandes. Pragmático nas partidas em que era obrigatório vencer.

Inquestionável, como os campeões por pontos corridos. Méritos de Felipão na gestão do elenco homogêneo, potencializando Dudu, o talento maior. Ninguém fazendo beicinho no banco de reservas, até porque todos jogaram bastante. Há muito a melhorar para buscar voos maiores, mas é assunto para 2019.

A comemoração merece ganhar ares de catarse, depois de um 2017 complicado e do ano que começou mal com a perda do título paulista em casa para o rival Corinthians e teve decepções na Libertadores e na Copa do Brasil. Brasileiro nunca será prêmio de consolação, por mais que muitos desvalorizem nesta nossa cultura futebolística um tanto míope.

Campanha histórica, segundo título brasileiro de Felipão, mas primeira conquista nos pontos corridos. O "rei do mata-mata" construiu um relógio rodada a rodada. Dudu e mais dez. Agora são dez títulos brasileiros oficiais. Justo.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.