Topo

André Rocha

Vasco na final da Taça Guanabara para se redimir do susto na Copa do Brasil

André Rocha

13/02/2019 23h38

O Resende somou quatro pontos contra Botafogo e o time "alternativo" do Flamengo na fase de grupos e poderia ter dado trabalho ao Vasco no Maracanã vazio pela ameaça de tempestades no Rio de Janeiro que não se concretizou. O time comandado por Edson Souza tem até um toque de bola interessante, no ritmo do meio-campista Vitinho e acelera no ataque com Maxwell, artilheiro do Carioca com seis gols.

Mas a equipe comandada por Alberto Valentim se redimiu da fraca atuação nos 2 a 2 contra o Juazeirense pela Copa do Brasil, com Maxi López garantindo a classificação no final em cobrança de pênalti. Os 3 a 0 na noite da nobre homenagem às jovens vítimas no CT do rival Flamengo foram construídos com autoridade e o desempenho mais consistente na temporada.

O treinador cruzmaltino insistiu com o 4-2-3-1, mas aprimorando alguns movimentos, como Yago Pikachu se aproximando de Thiago Galhardo e Maxi López por dentro e abrindo o corredor para Raúl Cáceres. Assim saiu o segundo gol, com cruzamento do lateral paraguaio e a cabeçada de Pikachu que o goleiro Ranule espalmou e o zagueiro Lucão marcou contra.

Antes descomplicou o jogo na bola parada com Lucas Mineiro, também de cabeça. Depois os espaços cedidos pelo adversário que precisava da vitória e se propõe a atacar facilitaram a tarefa e o segundo tempo foi disputado em ritmo de treino. Na falha grotesca do goleiro Ranule, Marrony aproveitou e marcou o terceiro.

Depois foi dar minutos a Bruno César e ao jovem Lucas Santos e esperar o tempo passar. A eficiência se refletiu nos números. Mesmo praticamente dividindo a posse de bola com o adversário (51% para o Resende), finalizou 11 vezes e acertou oito no alvo. Cedeu oito conclusões, mas não sofreu gols e continua como a defesa menos vazada – apenas dois sofridos.

Agora é aguardar o Fla-Flu para no domingo buscar a conquista do turno com 100% de aproveitamento. Final sem vantagem, nem favorito. Mais do que a vaga na decisão, valeu a sensação de que o susto em Juazeiro foi uma oscilação natural no início do ano e o Vasco segue evoluindo em desempenho para a sequência da temporada.

(Estatísticas: Footstats)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.