Topo

André Rocha

A incrível classificação do Botafogo na Sul-Americana

André Rocha

20/02/2019 23h41

O Defensa y Justicia é mais time que o Botafogo e foi superior durante os 180 minutos. Mais posse de bola – no primeiro tempo na Argentina chegou a 80% e terminou com média de 62% – e finalizações (26 a 10) nas duas partidas. Coletivamente é superior, com movimentação interessante e organização para atacar criando linhas de passe, com variações táticas ao longo da partida. Não por acaso é líder do Argentino ao lado do Racing e está invicto em 19 rodadas.

Placar agregado no final do confronto pela Sul-Americana: 4 a 0 para o time brasileiro. 3 a 0 na Argentina, as três finalizações no alvo de quatro no total. Mesmo com este sofrendo para articular jogadas com muita velocidade e pouca eficiência nos passes do quarteto ofensivo formado por Luiz Fernando, Rodrigo Pimpão, Erik e Kieza. A equipe de Zé Ricardo viveu de espasmos, lances isolados.

Dependeu dos esforços de Gabriel na zaga, da segurança de Gatito Fernández na meta e, fundamentalmente, da eficiência de Erik. Quatro finalizações nas duas partidas. Três gols, o último de pênalti. Mais o chute espetacular de Alex Santana, o único que tentava ditar o ritmo e quebrar um pouco a rapidez que era confundida com pressa. Com um a menos depois da expulsão do lateral Marcinho.

Um grande feito que renova a confiança do Alvinegro para a sequência da temporada. Mas é preciso melhorar o desempenho, porque o resultado em 180 minutos não mostrou o que aconteceu nas partidas. O Defensa deve seguir forte na sua competição nacional, bem treinado por Sebastián Beccacece. A vida segue para o Botafogo no torneio continental. Classificação incrível, até improvável. Porque isto é futebol.

(Estatísticas: Footstats)

 

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.