Topo

André Rocha

Eliminação do Real Madrid é a notícia, mas o espetáculo foi do Ajax

André Rocha

05/03/2019 18h50

E Sergio Ramos forçou um cartão amarelo no final do jogo de ida pensando nas quartas de final da Liga dos Campeões…

Mas era mesmo difícil de imaginar o atual tricampeão europeu sendo eliminado em casa para um tetracampeão que está na história, mas que hoje é um coadjuvante que mais forma e contrata jovens talentos para repassar aos grandes mercados do que compete no mais alto nível.

Só que reviveu os anos 1970 em uma noite mágica no Santiago Bernabéu. Com os jovens brilhantes De Ligt e De Jong, mas Tadic acima de todos cumprindo a função de "falso nove" que já foi de Johan Cruyff há quase meio século. Circulando nos espaços entre Casemiro e os zagueiros Varane e Nacho para acionar os ponteiros Ziyech e o brasileiro David Neres entrando em diagonal nas costas de Carvajal e Reguilón. Os autores dos dois primeiros gols do Ajax.

O camisa dez sérvio foi protagonista no golaço que praticamente acabou com as chances do Real Madrid. Em lance de origem irregular pela saída da bola na lateral que a arbitragem ignorou. Mas não apaga nem coloca dúvida na classificação do time holandês.

Porque logo depois do gol de Asensio que parecia ressuscitar o maior campeão do torneio que já conseguiu feitos e reações inacreditáveis, Schone fechou a tampa dos 4 a 1 em linda cobrança de falta pela esquerda que encobriu Courtois. E Ziyech ainda perderia o quinto em nova jogada espetacular de Tadic. Uma das melhores atuações individuais da temporada dentro de uma das grandes exibições coletivas em 2018/19.

A eliminação do Real Madrid é a notícia que vai circular o mundo, além da infelicidade da lesão de Vinícius Júnior ainda no primeiro tempo. Mas não caiu para qualquer um. O Ajax foi gigante e deu espetáculo em Madri.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.