Topo

André Rocha

Cruzeiro mantém "padrão nacional", mas Rodriguinho dá liga e decide

André Rocha

08/03/2019 00h44

O Cruzeiro teve 52% de posse de bola, mas não controlou o jogo. Permitiu 16 finalizações do Huracán, sete no alvo. Fez Fabio trabalhar, especialmente na parte final quando apelou para linha de cinco atrás – Fabrício Bruno se juntou a Leo e Murillo. Rebateu 39 bolas. Dificuldade compreensível para uma estreia na Libertadores fora de casa e sem Dedé na zaga.

Ou seja, manteve o "padrão nacional", com exceção do Grêmio, de comandar pouco a partida, mesmo com superioridade técnica e tática. Se abre vantagem recua automaticamente e vive de contragolpes esporádicos. Apenas cinco finalizações, duas no alvo. Mas o gol mostrou uma ótima solução, não só para reforçar o elenco como para combinar características dos atletas.

Robinho é o meia ou volante que sai da ponta direita para dentro, auxiliando na construção do jogo e na compactação dos setores sem a bola. Equilibra o meio e o ataque na execução do 4-2-3-1 quase imutável de Mano Menezes.

Robinho sai da direita para dentro com liberdade e aciona Rodriguinho infiltrando no espaço deixado à direita. Gol único do Cruzeiro na vitória sobre o Huracán (reprodução Facebook Watch)

Rodriguinho, a grande novidade para 2019, é mais finalizador, assim como Thiago Neves. Mas destro, o que possibilita o ataque ao espaço deixado por Robinho pela direita já pronto para finalizar. Justamente o movimento da dupla. Passe de Robinho pelo centro, gol de Rodriguinho na infiltração. Um a zero que foi suficiente para garantir três pontos.

Triunfo importante, sem dúvida. Em Belo Horizonte, porém, é possível e necessário produzir mais. Fazer jus ao bicampeonato sul-americano na história e o da Copa do Brasil recente. Com solidez defensiva, mas também criatividade, a movimentação que surpreende. Como a de Rodriguinho, que decide e dá liga ao novo Cruzeiro.

(Estatísticas: Footstats)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.