Topo

André Rocha

PH Ganso começa a encontrar seu espaço no Fluminense de Fernando Diniz

André Rocha

10/03/2019 18h42

A melhor atuação de Paulo Henrique Ganso com a camisa do Fluminense foi mais importante que a vitória por 2 a 1 sobre a Cabofriense no Maracanã pela terceira rodada da Taça Rio. Resultado que coloca o time na liderança do Grupo B.

O camisa dez se mostrou mais solto em campo e dialogou bem com Allan no meio-campo e com Luciano e Yony González na frente. Sem os suspensos Bruno Silva e Everaldo, Fernando Diniz armou um losango com Aírton plantado, Allan e Dodi dando liberdade a Ganso, que participou com assistência do segundo gol, de Luciano. O primeiro foi de González em belo voleio na primeira etapa.

A formação, saindo do 4-3-3/4-2-3-1 habitual, obrigou Gilberto e Caio Henrique a jogarem bem abertos para alargar o campo. O meia improvisado na lateral esquerda está cada vez mais à vontade, apoiando também por dentro, algo que acontece mais quando Everaldo está em campo.

Mas o destaque foi Ganso. Acertou dois dribles em sequência que empolgaram a torcida e 58 passes (errou seis). Sem gol de barriga, como nos 3 a 0 sobre o Ypiranga pela Copa do Brasil, mas com maior participação na construção das jogadas. Também pela sintonia um pouco mais fina com os companheiros. Com mais minutos em campo, o meia começa a encontrar seu espaço na dinâmica do time.

Dosando o ritmo, sabendo a hora de acelerar o passe e cadenciar. Pisando na área, embora tenha finalizado apenas uma vez. Bem assessorado por Allan, recordista absoluto nos passes certos (115) e na posse de bola durante a partida. Volante que pode ser muito útil ao longo da temporada, concorrendo com Bruno Silva pela vaga no meio.

O time ainda sofre defensivamente quando o adversário consegue sair da pressão que a equipe de Diniz exerce assim que perde a bola. A Cabofriense finalizou 12 vezes, mesmo número do Flu. Com apenas 37% de posse. É muito e só não fez mais estragos porque faltou pontaria – o time comandando por Valdir Bigode concluiu apenas três vezes na direção da meta de Rodolfo, incluindo o gol de Abner no final.

É óbvio que o primeiro grande teste do Flu com Ganso, contra um time de Série A brasileira, deve vir no domingo contra o Botafogo. Mas a evolução da maior contratação do clube para 2019 no trabalho coletivo do tricolor é nítida e a sequência parece promissora. A conferir.

(Estatísticas: Footstats)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.