Topo

André Rocha

Messi inverte "gangorra" com Cristiano Ronaldo no espetáculo do Barcelona

André Rocha

16/04/2019 18h39

O blogueiro repete: Messi é o melhor que viu jogar ao vivo. Afirmação que, obviamente, coloca o gênio argentino acima de todos os seus contemporâneos, inclusive Cristiano Ronaldo. Infelizmente, no Brasil do pensamento binário, do zero ou um, do rosa ou azul, é preciso explicar o óbvio: criticar um não significa preferir o outro.

O Barcelona começou a confirmar a vaga nas semifinais da Liga dos Campeões quando, enfim, poupou o time no Espanhol e descansou o "fominha" Messi para entrar inteiro física e mentalmente na partida de volta no Camp Nou.

Ainda assim sofreu nos primeiros minutos com a marcação agressiva do Manchester United. Linhas adiantadas, pressão, bola roubada e aceleração com Lingard, Martial e Rashford, que carimbou o travessão antes do primeiro minuto.

O sufoco assustou o Barça até encontrar no suporte de Rakitic fazendo a bola chegar ao lado esquerdo com Jordi Alba e Philippe Coutinho a maneira de sair da pressão. No pênalti sobre o croata anulado pela arbitragem depois de consultar o VAR o jogo virou mentalmente.

Mais ainda quando a pressão do Barça sobre a saída dos Red Devils funcionou e Messi recebeu na sua zona preferida para dar uma caneta em Fred, o brasileiro escalado de volante para negar espaços ao camisa dez blaugrana, cortar para dentro e acertar o canto direito em uma jogada com a assinatura do melhor jogador da temporada.

O primeiro de Messi em quartas-de-final de Champions desde 2013. O segundo veio num presente do De Gea após chute fraco de direita. Frangaço que matou psicologicamente o goleiro e sua equipe. Para piorar, Solksjaer demorou a retomar a formação que deu trabalho ao Barça no Old Trafford, com Lukaku e Dalot para retomar a linha de cinco atrás e uma referência no ataque. Só quando a vaga já estava perdida.

Porque antes Coutinho resolveu o jogo e o confronto com belo gol. Recebendo pela esquerda com a opção de acionar Alba ou cortar para dentro e finalizar. Acertou o ângulo e provocou a torcida colocando as mãos nos ouvidos. No fundo calou seus críticos com boa atuação dentro da bela exibição coletiva da equipe de Ernesto Valverde. Mais um pouco de Luis Suárez e o placar poderia ser ainda maior.

Mas Messi ainda merece mais algumas linhas. Pela jogada espetacular no primeiro tempo desconcertando Phil Jones e acionando Alba, que serviu Sergi Roberto, mas aí De Gea retomou seu nível com defesa espetacular. Na segunda etapa ensaiou e depois acertou a bicicleta com a bola passando perto do ângulo direito.

A atuação que vinha faltando em jogo grande. Desequilibrante, assumindo a responsabilidade de decidir. Menos esgotado e dentro de um contexto mais favorável. Enfim o Barcelona foi o time de Messi, ainda que Piqué, destaque das partidas mais emblemáticas da temporada, tenha repetido o ótimo desempenho.

Com a supreendente eliminação da Juventus em casa para o Ajax com a derrota por 2 a 1 de virada, a "gangorra" dos melhores desta era inverte no torneio continental. Cristiano Ronaldo sai da briga do prêmio de melhor da temporada e Messi fica praticamente absoluto. A menos que tenhamos um Salah desequilibrante nesta reta final de Champions e Premier League.

A "decisão", bem longe de final antecipada, pode vir exatamente na semifinal, caso o Liverpool confirme o favoritismo e a classificação contra o Porto depois de abrir 2 a 0 em Anfield. Um provável duelo espetacular e de difícil prognóstico. Porque Messi voltou a ser Messi nas noites lendárias de Champions e isto não é pouco. Na verdade é quase tudo.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.