Topo

André Rocha

Título gaúcho invicto pode ser a alavanca do Grêmio na temporada

André Rocha

18/04/2019 00h25

O Grêmio foi melhor nos 180 minutos da final gaúcha e teve a chance de matar o confronto derradeiro na Arena com o pênalti mais que discutível sobre Cortez, mas André desperdiçou. Criou chances mais claras, ameaçou com as diagonais de Everton e conseguiu controlar o meio-campo com os ótimos Matheus Henrique e Jean Pyerre.

O Internacional tentou responder o estilo do rival com uma proposta reativa, de pressão no adversário com a bola e transições em velocidade com William Pottker no lugar de D'Alessandro pela direita. Faltou precisão no primeiro tempo e mais coragem no segundo. Impressão que fica é que o Colorado ainda sente a passagem pelo inferno da Série B na hora de voltar a mostrar seu tamanho em grandes jogos.

Mais um Grenal tenso, pegado, com jogadores querendo mostrar para torcida e imprensa que estão pilhados e o jogo é de vida ou morte. Acabam sempre prejudicando o espetáculo, mas os gaúchos vivem intensamente essa cultura local e a falta de futebol de qualidade é um efeito colateral. Pior para o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima, vulgo "Vin Diesel".

Nos pênaltis, Paulo Victor foi o destaque pegando as cobranças de Camilo, Victor Cuesta e Nico López. Lomba defendeu apenas a de Michel, já que Everton isolou. Bicampeonato para consagrar campanha invicta e com apenas um gol sofrido. Afirmando identidade de jogo e cultura de vitória do time de Renato Gaúcho.

Agora é usar a conquista como alavanca na temporada, para não repetir as frustrações de 2018 nas competições tratadas como prioridade. Quem sabe levando mais a sério o Brasileiro, mesmo seguindo vivo no mata-mata? Recuperando Luan, adaptando Tardelli e dando rodagem aos jovens promissores para seguir competitivo em alto nível.

O time de Renato continua em sua saga já histórica e pode adicionar mais alguns feitos em 2019. Tem camisa, comando e carisma para fazer melhor. A começar pelo desafio na Libertadores, razão pela qual a final foi antecipada. Uma mostra do que é realmente importante em 2019.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.