Topo

André Rocha

São Paulo de Cuca começa vencendo e buscando o melhor espaço para Pato

André Rocha

02/05/2019 06h10

Começar o Brasileiro vencendo o Botafogo de péssima temporada até aqui e o Goiás voltando à Série A não pode ser considerado um grande feito. Menos ainda para o São Paulo, que não vence o Brasileiro há 10 anos e um título relevante há seis.

Mas vale observar a evolução do que Cuca começa a construir no tricolor. Combinando experiência e juventude, tentando aproveitar melhor o tesouro de Cotia e encaixar as melhores peças combinando as características dos atletas.

É o que vem acontecendo com Alexandre Pato. Mais adiantado na estreia, nos 2 a 1 contra o Goiás começou posicionado mais recuado, como uma espécie de segundo atacante atrás de Toró, que conquistou o treinador nos minutos que aproveitou muito bem em campo contra o time carioca no Morumbi. Dando profundidade aos ataques e fazendo ótimas infiltrações em diagonal. Ganhou a vaga de Igor Gomes e fez gol no Serra Dourada.

Na passagem pelo clube em 2014, Pato também rendeu mais com um parceiro na frente. No time vice-campeão brasileiro com Muricy Ramalho, se juntava a Luis Fabiano no ataque, formando um quarteto talentoso com Kaká e Ganso. Agora volta ainda mais experiente para comandar o setor. Já foi às redes, abrindo o placar contra o time goiano no bom trabalho coletivo do primeiro tempo.

Com Everton pela esquerda e Antony alternando como ponta articulador e meia central da variação do 4-4-2 para o 4-2-3-1. Com toque fácil e visão de jogo, o jovem faz o ataque rodar. Na segunda etapa, com Toró aberto pela direita e Pato mais adiantado. Uma solução para dar mais consistência defensiva à equipe sem perder velocidade na transição. Buscando o melhor espaço para Pato de acordo com a necessidade do time.

A dupla Hudson-Tche Tche manteve a boa impressão da primeira partida, sustentando o quarteto ofensivo com passes rápidos e verticais e alternando as subidas ao ataque com proteção da retaguarda que precisa melhorar no posicionamento e acertar os encaixes de marcação com perseguições no setor típicos das equipes de Cuca.

É claro que as ideias necessitam de ajustes e minutos em campo para amadurecerem, mas já é um bom início. Com resultados transmitindo confiança. Na terceira rodada, um teste importante contra o Flamengo. Mesmo se Abel Braga poupar titulares no Morumbi pensando no jogo contra o Peñarol pela Libertadores.

No "vácuo" dos concorrentes mais abastados que já começam o campeonato priorizando o torneio continental, o São Paulo de Cuca pode crescer e seguir brigando pelo topo da tabela no Brasileiro.

 

 

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.