Topo

André Rocha

Gol cedo favorece estilo do Palmeiras em vitória justa, mas "estragou" jogo

André Rocha

04/05/2019 21h12

Acontece com frequência no futebol brasileiro: time consegue gol nos primeiros 15 minutos, recua as linhas, não tenta controlar o jogo pela posse de bola e só arrisca nos contragolpes. Já a equipe em desvantagem avança por obrigação, mas se atrapalha no campo de ataque para criar espaços e, conforme o tempo vai passando, começa a exagerar nos cruzamentos. O nível cai inevitavelmente, em técnica e emoção.

O gol de Deyverson, aos 13 minutos desviando na primeira trave cobrança de escanteio depois do habitual "abafa" palmeirense no início das partidas no Allianz Parque, construiu o roteiro da vitória por 1 a o sobre o Internacional. Importante depois do empate com o CSA por 1 a 1 utilizando o time "alternativo". Merecida pelas chances mais cristalinas do time de Felipão, inclusive a final de Hyoran, com Marcelo Lomba fora da meta.

De interessante, a variação do 4-2-3-1 para o 4-4-2 com Dudu mais próximo de Deyverson e Zé Rafael pela esquerda na linha de meias. Ou Gustavo Scarpa centralizado e Dudu à direita. Com a vantagem pôde investir em rápidas transições ofensivas, mantidas com as entradas de Moisés e Raphael Veiga, além de Hyoran. Foram 13 finalizações, seis no alvo.

Contra oito conclusões do Colorado, apenas duas na direção da meta de Weverton. Porque o time de Odair Hellmann tentou criar com a movimentação pelos flancos de Nico López e Sarrafiore, a novidade no setor ofensivo deixando D'Alessandro no banco. Também a aproximação de Edenílson e Patrick, protegidos por Rodrigo Lindoso, o substituto de Rodrigo Dourado, poupado para a partida contra o River Plate pela Libertadores.

Mas faltou articulação e infiltração para ameaçar realmente a defesa adversária. O trabalho coletivo aproveitou pouco o pivô de Paolo Guerrero e não melhorou com as entradas de Parede e D'Alessandro. Mesmo com 65% de posse. Chegou a 30 cruzamentos depois de apenas oito no primeiro tempo.  Sem espaço para acelerar o Inter é mais um time brasileiro que se atrapalha.

Melhor para o Palmeiras, que alcança a marca histórica de 26 partidas de invencibilidade no Brasileiro, igualando o time bicampeão de 1972/73. Pena que o gol cedo "estragou" a disputa. Mais uma no país do contragolpe.

(Estatísticas: Footstats)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.