Topo

André Rocha

Palmeiras vence de novo fazendo mais com menos, mas Athletico deu trabalho

André Rocha

08/06/2019 18h40

Desta vez não teve gol no início aproveitando a pressão da torcida no Allianz Parque para descomplicar o jogo a favor do líder invicto do Brasileiro. Há 31 jogos sem perder incluindo os 23 da campanha campeã em 2018.

Mas a concentração do Palmeiras no Brasileiro impressiona. Muita atenção na execução do modelo de jogo, errando pouco no trabalho sem bola e com persistência no jogo direto. Criando chances nos períodos de domínio e aproveitando o erro de Márcio Azevedo no pênalti sobre Dudu que Raphael Veiga, o substituto de Lucas Lima, cobrou com perfeição.

Jogo duro, mesmo contra o misto do Athletico. Time bem treinado por Tiago Nunes, que poupou titulares pelo desgaste recente em Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana. Ainda assim, foi que mais criou dificuldades como visitante diante dos comandados de Luiz Felipe Scolari. Teve 54% de posse e finalizou seis vezes, três na direção da meta de Weverton.

Mas podia ter atuado desde o primeiro tempo com um a menos se a arbitragem tivesse confirmado a expulsão de Nikão por entrada no goleiro Weverton, o que seria incorreto na visão deste blogueiro. Ou sido mais rigorosa na interpretação de uma falta com boa dose de maldade de Wellington sobre Lucas Lima. Esta, sim, para cartão vermelho.

Independentemente de arbitragem, o Palmeiras não diminui intensidade e continua fazendo mais com menos. Apenas 46% de posse, mas 18 finalizações. Só quatro no alvo. O suficiente para marcar 1 a 0 e somar mais três pontos. Nove triunfos consecutivos.

Afirmando a maneira de jogar com solidez atrás, Felipe Melo e Bruno Henrique cada vez mais sintonizados na proteção da retaguarda e na saida de bola com passes longos e muita mobilidade no quarteto ofensivo, com Dudu, Lucas Lima e Zé Rafael circulando e Deyverson abrindo espaços e incomodando a defesa adversária.

Cumprindo a meta de manter a equipe no topo até a parada para a Copa América. Aproveitando o foco absoluto nos pontos corridos para se impor. Ou manter a hegemonia na competição.

(Estatísticas: Footstats)

 

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.