Topo

André Rocha

Quem vai confiar no pé direito de Neymar?

André Rocha

02/07/2019 06h24

Foto: Evaristo Sá/AFP

Neymar ainda vive a turbulência na vida pessoal e agora volta ao noticiário por conta de informações desencontradas sobre um suposto interesse do Barcelona em seu retorno. Ou a possibilidade de trocar o PSG por outro gigante europeu na janela de verão. Negociação complicada, pelo altíssimo investimento do clube francês e inexistência de multa rescisória.

Mas há um tema pouco falado recentemente sobre o craque brasileiro: o pé direito. Duas fraturas seguidas no quinto metatarso em um ano, mais três lesões no tornozelo nas últimas quatro temporadas. Comprometendo a carreira que não foi mais a mesma desde a temporada perfeita, a 2014/15 com a tríplice coroa do Barça e o auge do trio MSN com Messi e Suárez. No PSG ficando de fora do mata-mata da Liga dos Campeões, a grande obsessão do bicampeão francês. Na seleção disputando a Copa do Mundo de 2018 sem o ritmo de competição dos demais e agora ficando de fora da Copa América.

Algo tão problemático que há notícias, não confirmadas, de que a Nike trabalha na criação de uma chuteira especial para o jogador. Só que ao proteger o pé direito pode expor o tornozelo. Para complicar, Neymar instintivamente vinha procurando diminuir o impacto sobre o lado fragilizado e, com isso, forçando o esquerdo. O joelho tem sentido a sobrecarga, ainda mais em um jogador com constantes mudanças de direção e que tem como principal virtude a habilidade nas jogadas individuais, o que sempre ocasiona pancadas e choques.

Este que escreve não é médico, mas parece claro que a questão não é simples. E desde a última contusão, no amistoso contra o Catar, outros problemas vêm soterrando as informações sobre a recuperação e o que tem sido feito para evitar novas lesões. Porque em Barcelona ou outro clube, Neymar pode recuperar a motivação e o foco na carreira de jogador, mas se não tiver condições físicas para entregar o melhor desempenho o esforço e o investimento serão em vão.

Fica então a pergunta: quem vai pagar tão caro e confiar no pé direito de Neymar?

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.