Topo

André Rocha

Vasco prejudicado em Porto Alegre. Está difícil defender o VAR no Brasil

André Rocha

13/07/2019 19h23

O Vasco de Vanderlei Luxemburgo vencia o Grêmio por 1 a 0 na Arena em Porto Alegre e, na volta do intervalo, engendrou uma bela jogada de ataque e Yago Pikachu, que já havia marcado o primeiro gol, fez o segundo. Diante do time misto mandado a campo por Renato Gaúcho, com apenas três titulares na formação inicial, que tentava ser mais contundente com a entrada de Everton no lugar de Rômulo ainda no primeiro tempo, a vantagem construída seria imensa.

Seria. Porque a arbitragem comandada por Rodolpho Toski Marques anulou o lance por uma suposta falta de Rossi em Matheus Henrique. Um exagero, preciosismo da análise com auxílio do vídeo. Os vascaínos, que cumpriam atuação correta compactando os setores e acelerando os contragolpes e só não conseguindo melhor sorte nos primeiros 45 minutos pela afobação de Valdívia nas tomadas de decisão, se descompensaram.

O Grêmio ganhou confiança e partiu para a virada com gols de Pepê, que ainda perdeu uma chance inacreditável. Os 2 a 1 fazem o time gaúcho subir na primeira página da tabela e o Vasco se manter próximo do Z-4. A disputa foi equilibrada dentro das propostas das equipes: o tricolor com 66% de posse, mas apenas uma finalização a mais que o adversário – onze contra dez, sete a cinco no alvo.

O equívoco da arbitragem fez a diferença. E fica cada vez mais difícil defender o VAR no futebol brasileiro. O recurso veio para ficar e já faz muito bem ao esporte. Quem defende a injustiça como o "tempero" da emoção do jogo parece não entender o impacto de um erro de arbitragem em um trabalho que envolve competência, investimento e esforço. É necessário.

Mas em alguns momentos é desprezível a covardia de árbitros que não bancam suas decisões e transferem a responsabilidade para o vídeo. E continuam claramente vendo mando de campo e peso de camisa na hora de apitar. Em vez de um fator de correção, o VAR se transformou em mais uma ferramenta para distorcer.

O Vasco foi a vítima da vez em Porto Alegre, já no primeiro jogo da volta do Brasileiro depois da Copa América. Qual será a próxima?

(Estatísticas: Footstats)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.