Topo

André Rocha

Com o Grêmio de Renato Gaúcho não tem "barata voa" na Libertadores

André Rocha

25/07/2019 23h57

O Grêmio de Renato Gaúcho pode não ser campeão da Libertadores novamente. A rigor, nem a classificação para as quartas de final está garantida, mesmo com os 2 a 0 sobre o Libertad na Arena em Porto Alegre.

Mas é impressionante como o time gaúcho consegue manter frieza e confiança em um jogo complicado que ficou dramático com a expulsão de Geromel no início do segundo tempo. Mas o time seguiu jogando e mantendo o estilo contra os paraguaios que de novo apostaram em solidez defensiva na execução do 4-1-4-1.

Mérito de um trabalho de longo prazo, mesmo antes de Renato. Que ganhou personalidade com as conquistas nos últimos três anos. Cultura de vitória que se fez no placar com gols de Diego Tardelli, que entrou na vaga de Jean Pyerre para se redimir de toda polêmica em torno de si. Outro de David Braz, substituto de André para recompor a zaga transformando o 4-2-3-1 habitual no 4-4-1 costumeiro nessas ocasiões.

Gols na bola parada. Na fibra e na força. Na versatilidade de um time que tem modelo de jogo, mas inteligência para buscar o resultado do jeito que for possível. Com 61% de posse e 12 finalizações contra sete – seis a dois no alvo. Sofrendo no primeiro tempo com dificuldades para infiltrar a barreira do oponente à frente da própria área, não contando desta vez com o brilho de Everton Cebolinha pela esquerda. Mas sem se apavorar.

Uma pena não valorizar os pontos corridos. Mas em jogos assim é que vemos que é mesmo talhado para o mata-mata. Para jogar a vida sem perder o equilíbrio. Sem o "barata voa" que pune tantos brasileiros no torneio continental. Que no desespero se apequenam e ficariam minúsculos com um jogador a menos em casa e com a volta fora. O Grêmio se agiganta e dá mais uma aula de Libertadores.

(Estatísticas: Footstats)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.