Topo

André Rocha

Luxemburgo arruma Vasco no 4-1-4-1 e se afasta da "zona da confusão"

André Rocha

11/08/2019 21h18

O Vasco foi muito prejudicado pela arbitragem na derrota por 2 a 1 para o Grêmio em Porto Alegre na volta da pausa da Copa América. Depois foram oito pontos em 12 possíveis. Invencibilidade e, com 17 pontos, abrindo seis sobre o Cruzeiro, 17º e primeiro da "zona da confusão" eternizada por Vanderlei Luxemburgo.

No triunfo sobre o Goiás do estreante Ney Franco e do intrépido Michael no Serra Dourada, um primeiro tempo de muito bom nível dentro das possibilidades do clube. Arrumado no 4-1-4-1 com Richard entre as duas linhas de quatro e os jovens Marrony e Talles Magno alternando pela esquerda e no centro do ataque. Atenção de Henrique e Marcos Júnior, com a cobertura de Leandro Castán no cerco a Michael.

Mas foi pela direita que saiu a jogada do gol, com finta de Yago Pikachu, atuando na linha de meias pela direita, e gol de Marcos Júnior. Depois foi concentração para compactar as linhas e proteger a meta do goleiro Fernando Miguel. Sofrendo na segunda etapa sem escape para os contragolpes, com desgaste pela umidade baixa. Permitindo 11 das 17 finalizações, mas só quatro do total no alvo. O Vasco acertou cinco, uma a mais. Foi a diferença.

Agora o clássico contra o Flamengo, mas sem Marrony, expulso. Nos cálculos realistas do clube, sem contar o equilíbrio natural do clássico, o que vier é lucro. Um dos méritos do Luxemburgo é a noção do campeonato que o Vasco disputa. Utiliza os garotos da base, incluindo Lucas Santos no segundo tempo, para entregar mais vigor e rapidez às transições ofensivas.

O contexto é complicado, pelos problemas políticos e financeiros do clube. O treinador veterano vai testando e experimentando, rodando o elenco. Oscila, mas agora pontua com mais frequência. Em Goiânia, o 4-1-4-1 que virou folclore na voz de Luxemburgo foi organizado e ajudou a construir vitória fundamental dentro dos objetivos do Vasco.

(Estatísticas: Footstats)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.