Topo

André Rocha

A mudança de Cuca no triunfo gigante do São Paulo que (quase) ninguém viu

André Rocha

22/08/2019 07h56

É absurdo que em 2019 tenhamos que acompanhar um jogo do Brasileiro apenas por rádio e internet sem streaming. Por mais que se entenda e até estimule resistências como a do Athletico na negociação com a Rede Globo, os clubes deveriam ter autonomia e encontrar um canal comum para atender ao público que não tinha como ir ao estádio e foi obrigado – alguns por dever de ofício, como eu – a acompanhar uma transmissão amadora.

Até pela relevância da partida adiada por conta do compromisso do time paranaense no Japão. E o triunfo gigante do São Paulo que chega a cinco vitórias seguidas e 30 pontos, encostando em Flamengo e Palmeiras e ficando a apenas a dois pontos do líder Santos. Cenário inimaginável antes da pausa para a Copa América.

Com Daniel Alves em campo, mas não Juanfran, que começou no banco. Igor Vinicius entrou na lateral direita e iniciou a jogada do gol único da partida. Pouco depois de uma mudança de posicionamento orientada por Cuca: no 4-1-4-1, Liziero foi para o lado esquerdo da linha de meias e Vitor Bueno entrou por dentro. Na inversão rápida de bola, passe do volante mais aberto e gol do meia.

Mais que justo, é necessário dar os créditos ao treinador que vai arrumando a equipe do Morumbi e ganha com os reforços a mentalidade vencedora que vinha faltando no vestiário. Capaz de fazer um jogo igual e impor a primeira derrota da equipe de Tiago Nunes na Arena da Baixada utilizando os titulares.

Duelando por posse de bola (52% para o time mandante), finalizando sete vezes contra oito – três para cada lado no alvo. Sem o sufoco que a grande maioria sofre em Curitiba.

Pena que (quase) ninguém viu.

(Estatísticas: SofaScore)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.