Topo

André Rocha

Corinthians dá sobrevida ao Cruzeiro. Ceará de Argel não se ajuda

André Rocha

04/12/2019 21h46

O Corinthians foi melhor durante todo jogo no Castelão. Controlou posse de bola (63%), finalizou 17 vezes contra apenas nove do Ceará muito focado em jogar por uma bola, mesmo em casa. Argel Fucks cometeu o mesmo erro que custou o emprego de Adilson Batista: não buscou protagonismo na partida, nem por necessidade.

O time de Dyego Coelho tinha alguma dificuldade na construção, mas produzia ofensivamente quando a bola chegava a Fagner pela direita e Janderson do lado oposto. A melhor chance do primeiro tempo, porém, foi na bola parada, com Eduardo Brock salvando o chute de Mateus Vital no rebote.

Argel perdeu 45 minutos com Thiago Galhardo como "falso nove", se movimentando, mas ninguém aparecendo para preencher a área adversária no espaço deixado pelo atacante, justamente por conta do time muito recuado. Trabalho facilitado para Manoel e Gil. Mas nem na volta do intervalo com Fellipe Cardoso substituindo Felipe Baixola e enfim ocupando a referência do ataque, o time criou problemas para a defesa corintiana.

Piorou com a expulsão de Lima aos 25 do segundo tempo. Argel repaginou o time no básico 4-4-1 e abdicou de vez do ataque, trocando Cardoso por Chico. Coelho percebeu a chance da vitória fora de casa importante para buscar o G-6 e a vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2020. Tirou Ramiro e Junior Urso e colocou Gustavo e Clayson. Em um 4-2-4 achou o gol no escanteio cobrado por Clayson na cabeça do "Gustagol".

O Corinthians tomou conta do jogo até o final. Tenso e limitado, o time da casa errava até o mais simples nas transições ofensivas. O que acrescentou a mudança no comando técnico? O Ceará definitivamente não se ajuda.

É o problema da ansiedade, o grande mal dos nossos tempos. Assim como muita gente apressada condenou prematuramente o Cruzeiro ao rebaixamento. A campanha é mesmo ridícula e os erros são inúmeros, mas sempre é possível que quatro caiam no lugar do time grande. Foi assim, por exemplo, com o Flamengo em 2010 e o Palmeiras em 2014.

Agora o Corinthians dá uma sobrevida à equipe mineira, que não deixa de viver situação desesperadora. Se perder para o Grêmio em Porto Alegre vai depender de si em casa contra o Palmeiras e do Botafogo contra o Ceará no Nilton Santos pela rodada derradeira. A única boa notícia para os cruzeirenses é que a definição do último rebaixado vai ficar mesmo para a 38ª rodada. Melhor esperar do que tentar prever.

(Estatísticas: Footstats)

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.