Topo

André Rocha

Show do Santos sobre campeão é última humilhação aos técnicos brasileiros

André Rocha

08/12/2019 17h55

O Flamengo campeão e recordista na era dos pontos corridos com 20 clubes, com a cabeça no Mundial e sentindo demais a ausência de Rafinha, poupado e deixando Rodinei contra Soteldo, não tira os méritos do Santos.

Os 4 a 0 que acabaram com a invencibilidade de 29 partidas do time de Jorge Jesus, 24 no Brasileiro, tiveram a assinatura de Jorge Sampaoli.

Intensidade máxima, muita velocidade nas transições e novamente o protagonismo de seus ponteiros: Marinho abriu o placar, Soteldo deu um baile em Rodinei e serviu três passes pra gols. O segundo de Sánchez, o terceiro de Eduardo Sasha. No último, cruzamento preciso de Victor Ferraz para Sánchez.

Um quarteto ofensivo imparável, mais a excelência de Diego Pituca, Ferraz e Jorge. Dentro de uma exibição coletiva impecável. Deitando e rolando na desconcentração do adversário, quase displicência. Mesmo com a incerteza da permanência de Sampaoli, uma equipe entregando 100% na despedida da temporada em clima de decisão.

Justo vice-campeão que foi o melhor adversário nos dois turnos do Flamengo dominante. Mesmo sem o segundo elenco mais valioso. Um time à imagem e semelhança do intrépido comandante argentino.

O espetáculo na Vila Belmiro é a última humilhação aos treinadores brasileiros em 2019. Só outro estrangeiro para desafiar de fato e superar Jorge Jesus. Emblemático e mais um motivo de reflexão no futebol jogado no país.

 

 

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.