Topo

André Rocha

Por que renovação de Soteldo é o grande reforço do Santos para a temporada

André Rocha

12/02/2020 07h31

Foto: Heber Gomes/ AGIF

Uma assistência, uma finalização, sete dribles bem sucedidos em nove tentativas e três faltas sofridas. Este é o saldo da estreia de Yeferson Soteldo em 2020 no Santos agora comandado por Jesualdo Ferreira.

Na coletiva após a vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo-SP na Vila Belmiro, o treinador português foi preciso na análise sobre o ponteiro venezuelano:

– É um jogador que dá agressividade ao ataque, que faz gols e dá assistências, como fez hoje. É ideal que a gente tenha jogadores que tenham funções diferentes uns dos outros.

Soteldo é o contraponto à proposta de maior controle do jogo e cuidado com a posse de bola. O ponta é quem vai receber a bola posicionado à esquerda e partir para o confronto individual. Buscando a linha de fundo ou cortando para dentro para finalizar ou procurar um conpanheiro na área adversária.

Intenso e agressivo para dar o acabamento às jogadas. Eis a principal contribuição dentro da dinâmica ofensiva do Santos. Ou seja, é o ponto de desequilibrio. Ou o que não muda muito nas ideias de Jesualdo em relação a Jorge Sampaoli.

No último Brasileiro só ficou atrás de Michael como principal driblador da.competição. Mais nove gols, cinco assistências e sendo o terceiro do time que mais finaliza, depois de Eduardo Sasha e Carlos Sánchez.

Por isso o esforço do clube para renovar o contrato até 2023, fugindo do interesse do Atlético Mineiro e buscando soluções para o imbróglio financeiro com o Huachipato.

Porque dentro de um mercado tímido do alvinegro praiano, a melhor notícia para o Santos é a manutenção do camisa dez. Soteldo é o grande reforço para a temporada.

(Estatisticas: Footstats e SofaScore)

 

 

 

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.