Topo

André Rocha

Petkovic exalta o novo Neymar e faz lembrar o "paradoxo" de Cruyff

André Rocha

28/11/2015 18h18

"No Barcelona, Neymar aprendeu a jogar sem a bola". Quem afirma em resposta a este jornalista é Dejan Petkovic, o Pet, convidado do programa "Jogando em Casa" no Esporte Interativo.

O meia aposentado é sérvio, mas se diz carioca. Jogou por Flamengo, Vasco e Fluminense, além de Vitória, Atlético Mineiro, Santos e Goiás no Brasil. Agora é treinador. Há poucos meses deixou o Criciúma na Série B. Antes foi sondado para assumir o Flamengo na saída de Luxemburgo e a chega de Cristóvão Borges.

pet

Com uma visão mais tática e conceitual que a reta final da carreira ajudou a construir, Petkovic contou que foi consultado por jornais espanhóis sobre Neymar em 2013. Sabia do talento do brasileiro e vislumbrava o que ele poderia evoluir na compreensão do jogo em um grande centro da Europa. Avalizou e hoje colhe o reconhecimento por isso.

"Neymar antes jogava apenas com a bola. Driblava, marcava gols e fazia a diferença, mas sozinho, não com o time ou seleção. Agora ele sabe o que fazer, como se movimentar e, no deslocamento, se desmarcar e receber a bola livre ou no um contra um", explica.

No primeiro gol da goleada por 4 a 0 sobre a Real Sociedad, Neymar centraliza quando a bola é virada para Daniel Alves à direita e, ao perceber a queda de Luis Suárez na corrida enroscada com o adversário, acelera em diagonal para receber livre quase na marca do pênalti para marcar seu 14º tento no Espanhol. Cada vez mais artilheiro. Por se comportar cada vez melhor sem a pelota.

Flagrante do momento em que Neymar, percebendo a queda de Suárez, acelera no deslocamento em diagonal para receber a bola livre e marcar o primeiro gol do Barcelona sobre a Real Sociedad (reprodução ESPN Brasil).

Flagrante do momento em que Neymar, percebendo a queda de Suárez, acelera no deslocamento em diagonal para receber a bola livre e marcar o primeiro gol do Barcelona sobre a Real Sociedad (reprodução ESPN Brasil).

No Brasil das jogadas individuais é difícil compreender a importância das ações sem a posse de bola. Desde os elogios de Zagallo a Tostão pelo trabalho na Copa de 1970 que facilitiva para Jairzinho, Gérson, Pelé e Rivelino.

Jogar sem a bola também pode significar dedicação no combate. Neymar aprendeu a defender. Não na base do carrinho e do desarme, mas através do posicionamento. Muitas vezes formando uma segunda linha no meio com Rakitic, Busquets e Iniesta. Setor fechado, o adversário não infiltra. Induz o oponente a uma posse inócua, sem profundidade.

Uma lógica espacial e matemática que faz lembrar Johan Cruyff. Uma das máximas do gênio holandês é tão simples quanto sutil: o jogador tem a bola, em média, por dois minutos em uma partida de futebol. Portanto, o mais importante para a sua equipe é o que ele faz nos outros 88 minutos, mais os acréscimos, sem ela. Por isso a resistência à contratação de Neymar há dois anos. Hoje não mais.

Muito por esta espécie de paradoxo não tão fácil de assimilar, ainda mais por aqui: para ficar com a bola, base da filosofia do Barça atual implantada pelo próprio Cruyff há quase três décadas, todo o time precisa jogar sem a posse. Marcando e negando espaços para retomá-la. Tocando rápido, procurando o lugar correto no campo, criando linhas de passes.

Inteligência, acima de tudo. Saber onde está, para onde vai e o que fazer quando chegar lá e receber a bola, ou não. Neymar aprendeu. Por isso desequilibra cada vez mais quando tem a pelota no Barça. Com Suárez e o retorno de Messi, o trio MSN pode seguir dando as cartas na Europa.

Petkovic enxergou antes, como antevia a jogada. Desde a extinta Iugoslávia no início dos anos 1990, passando pelo Real Madrid até o Flamengo campeão brasileiro em 2009. Papo de craque. Com ou sem a bola.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.