PUBLICIDADE
Topo

Mahrez, o winger perfeito que desequilibra para o fenômeno Leicester City

André Rocha

06/02/2016 16h48

Mahrez_Leicester

"Winger" é o meia aberto do 4-4-2 tipicamente britânico. De "wing": asa. Atua na segunda linha, do meio-campo.

O que se espera dele? Que jogue de uma intermediária à outra, marcando e atacando, acompanhando o movimento dos meias centrais, ou volantes. Se o lateral adversário for até à linha de fundo é dever acompanhar. Difere do típico ponta pelas atribuições mais de meio-campista que de atacante. Trabalho exaustivo, porém fundamental. Ainda mais se consegue ser decisivo na frente.

Hoje, ninguém executa mellhor as funções de winger na Inglaterra que Riyad Mahrez, o franco-argelino do Leicester City. 24 anos, contratado em 2014 ao Le Havre da segunda divisão francesa. Veio ao Brasil para a Copa do Mundo pela Argélia.

Até explodir no time de Cláudio Ranieri. O fenômeno que lidera a parelha e competitiva Premier League, o principal campeonato nacional do planeta. Depois de lutar para não cair na última jornada. Do técnico italiano subestimado e até ridicularizado.

De Jamie Vardy, artilheiro com 18 gols aos 29 anos e passagens em times minúsculos. De Robert Huth dispensado pelo Chelsea. De Kasper Schmeichel, que nunca havia feito uma temporada digna do sobrenome de melhor goleiro do mundo.

De Mahrez, que sem a bola ajuda a garantir a compactação das linhas de quatro e o posicionamento mais próximo dos defensores na última linha. Os laterais Simpson e Fuchs podem fechar os espaços mais no centro porque sabem que Mahrez e Albrighton, se necessário, voltam até a própria linha de fundo.

Flagrante de Mahrez atrás da linha de quatro na defesa, cobrindo seu setor e pronto para a saída em velocidade no contragolpe. Típico winger (Reprodução Fox Sports).

Flagrante de Mahrez atrás da linha de quatro na defesa, cobrindo seu setor e pronto para a saída em velocidade no contragolpe. Típico winger (Reprodução Fox Sports).

Ofensivamente, o franco-argelino voa. Circula por todo o ataque, inverte o lado. Pela direita, corta para dentro e finaliza com a canhota calibradíssima ou serve os companheiros. Intensidade, rapidez, eficiência e arte a serviço do melhor ataque da competição, com 47 gols em 25 jogos.

Dez assistências e 14 gols de Mahrez, o último aparecendo pelo centro para desequilibrar novamente, pulverizando a defesa do Manchester City ao deixar Otamendi no chão nos 3 a 1 no Etihad Stadium que definitivamente colocam a grande surpresa da temporada europeia na rota do título.

Feito histórico que só encontraria paralelo no título italiano do Hellas Verona na temporada 1984/85. Então o campeonato dos melhores do mundo – Maradona, Platini, Zico, Rummenigge, Boniek. O líder do Inglês não encara Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar. Mas também não conta com estrelas como Briegel e Elkjaer, protagonistas naquela conquista há 31 anos.

Sem grandes craques, o Leicester conta com um enorme trunfo: o winger perfeito. Pode ser um cometa, pode sumir em breve. Mas na temporada 2015/16 ninguém joga mais na Inglaterra que Riyad Mahrez.

Leicester de Ranieri se fecha com duas linhas de quatro e abusa das transições ofensivas em altíssima velocidade com Mahrez partindo da direita para desequilibrar (Tactical Pad).

Leicester de Ranieri se fecha com duas linhas de quatro e abusa das transições ofensivas em altíssima velocidade com Mahrez partindo da direita para desequilibrar (Tactical Pad).

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.