Topo

André Rocha

Real Madrid, o time dos jogos sem peso. A Roma não soube fazer história

André Rocha

08/03/2016 19h17

Real no 4-3-3 com Bale à esquerda e Casemiro atrás de Modric e Kroos no meio-campo; Roma com proposta ofensiva, de velocidade na transição. Faltaram os gols de Dzeko e Salah (Tactical Pad).

Real Madrid no 4-3-3 com Bale à esquerda e Casemiro atrás de Modric e Kroos no meio-campo; Roma com proposta ofensiva, de velocidade na transição. Faltou ir às redes com Dzeko e Salah (Tactical Pad).

56% de posse de bola e nada menos que 38 finalizações contra onze. Tudo isso para o Real Madrid administrar os 2 a 0 sobre a Roma construídos no Estádio Olímpico. Aparentemente, a repetição do placar no Santiago Bernabéu com gol de Cristiano Ronaldo e assistência do português para James Rodríguez ampliar no segundo tempo deixa a impressão de um passeio merengue.

Engano. Porque a Roma teve nos pés de Dzeko e Salah, este duas vezes, a chance de transformar a disputa em um drama para o favorito. No primeiro tempo, a execução do plano do jogo de Luciano Spaletti funcionou: ora marcação adiantada, ora duas linhas de quatro compactas, com Salah e El Shaarawy voltando pelos flancos. Bola roubada, transição em alta velocidade.

Faltou o gol para resgatar o confronto. Cristiano Ronaldo fez. Agora são 13 na edição, 90 na história da Liga dos Campeões. Em jogada pela direita, de Lucas Vázquez, que substituiu Bale. O galês que voltou ao time pela esquerda, no 4-3-3 com Casemiro atrás de Modric e Kroos e a proposta de dar consistência ao meio-campo. Ganhou na posse, nem tanto na esperada proteção da retaguarda.

James inverteu o lado para receber de Ronaldo à esquerda e definir. 13ª assistência do artilheiro do Real. Perotti ainda acertaria a trave, mantendo a invencibilidade de Navas no torneio. O que não significa necessariamente a solidez defensiva da equipe de Zidane.

Apesar da fibra e da correção tática do adversário, o Real Madrid segue como o time dos jogos sem peso. Porque em nenhum momento correu risco de eliminação. Mas fica a lição para a seqüência da Liga dos Campeões: diante de times mais poderosos e precisos nas conclusões pode ser letal. Assim foi contra o Barca e o Atlético no mesmo Bernabéu.

A Roma não soube fazer história.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.