PUBLICIDADE
Topo

A maior vitória de Jürgen Klopp foi depois que a bola parou em Anfield

André Rocha

14/04/2016 18h52

O Liverpool conseguiu a mais impressionante virada dos duelos de quartas-de-final das competições europeias. Levou 2 a 0 em oito minutos, em falhas de Coutinho e Roberto Firmino. Mkhitaryan e Aubameyang. O Borussia Dortmund parecia naquelas noites imparáveis.

Esperança com Origi no início do segundo tempo. Tudo pareceu ruir na bela finalização de Marco Reus. Mas o gol da redenção de Coutinho abriu o caminho para um "abafa" irresistível e Sakho e Lovren arrancando a vitória improvável. Na paixão. Apoteose no Anfield Road.

Jogo de muitos gols, não por acaso. Times intensos, que pressionam o adversário assim que perdem a bola, em qualquer pedaço do campo. Bola roubada, ataques rápidos e práticos. Futebol vertical. No volume máximo.

Produtos do técnico mais rock'n'roll do planeta. Jürgen Klopp. Franco, espontâneo. Às vezes insano. Com a santa pureza dos loucos.

Um cara legal, dos mais queridos no meio do futebol. A ponto de lembrar de sua torcida por sete anos logo depois de uma vitória espetacular. A solidariedade rendeu aplausos dos dois lados. Uma cena para arrancar lágrimas de quem ama esse esporte. Um triunfo maior que o placar final do jogo e do confronto. A certeza que nunca caminhará sozinho.

Desde o minuto de silêncio em homenagem às vítimas de Hillsborough, uma aula de civilidade e respeito numa atmosfera de pura eletricidade. Este que escreve não tem complexo de vira-latas nem considera melhor tudo que vem da Europa. Mas neste quesito perdemos de 77 a 1.

No lugar do técnico alemão, depois do jogo, iria para casa com a certeza de que na vida o que vier agora é lucro. Os Reds estão nas semifinais da Liga Europa. Mas o grande vencedor da noite em Liverpool foi Jürgen Klopp.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.