Topo

André Rocha

Três cariocas entre os 10 primeiros. Desde 2013 não há quatro na Série A

André Rocha

11/09/2016 18h21

A derrota por 5 a 2 para o Cruzeiro na Ilha do Governador pela Copa do Brasil foi atípica por conta da ascensão do Botafogo na temporada depois da chegada de Camilo. O time de Jair Ventura entrou mordido no Mineirão e com boa atuação coletiva venceu por 2 a 0. Terceira vitória seguida, cinco triunfos nas últimas seis partidas depois da mudança no comando técnico.

O alvinegro sobe para a oitava colocação. O Flamengo segue na caça ao líder Palmeiras e o Fluminense, mesmo só entrando em campo amanhã diante do Atlético Mineiro, já está garantido entre os dez primeiros colocados. Pela primeira vez em 2016 os três cariocas se encontram na primeira página da tabela.

Com o Vasco, mesmo sofrendo, administrando a liderança da Série B, o futebol carioca tem boas possibilidades de contar com seus quatro grandes clubes na primeira divisão em 2017.  Não acontece desde 2013. Neste ano o Vasco acabou rebaixado. Em 2014, o Botafogo. Ano passado, de novo o Vasco.

Os times até se complicaram no início da competição sem o Maracanã e o Engenhão. Com o Fla viajando menos, até pela eliminação na Copa do Brasil,  e Flu e Bota definindo suas casas em Edson Passos e Ilha, o cenário mudou. Para melhor.

Em 2017 pode voltar a ser como antigamente. Como não parecia mais possível.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.