Topo

André Rocha

Entre corpos e corporações

André Rocha

05/12/2016 12h50

O mundo corporativo moderno manda maximizar o lucro e minimizar os custos.

O piloto da Lamia, Miguel Quiroga, preferia economizar alguns dólares viajando no limite do combustível do avião.

O mundo corporativo moderno ordena que se coloque os interesses da empresa acima de qualquer outro.

O piloto Miguel Quiroga, sócio da Lamia, conseguiu aprovar um plano de voo irresponsável para não perder o cliente.

O mundo corporativo moderno exige sangue frio para gerenciar crises e tomar decisões difíceis que beneficiem a companhia, ainda que contrariem os interesses dos demais.

O piloto da Lamia, Miguel Quiroga, administrou a falta de combustível em silêncio, temendo multas e sanções, e sequer deu a chance aos passageiros do avião de se protegerem da queda inevitável.

O mundo corporativo moderno não se incomoda em sacrificar vidas, explorando a mão de obra até que a depressão, a estafa, as LER e outras mazelas levem à exaustão, quando não há o trabalho escravo.

O piloto Miguel Quiroga era responsável por dezenas de vidas, inclusive a própria, e preferiu correr o risco de uma pane seca a aumentar seus custos de viagem ou mesmo se recusar a prestar o serviço por falta de recursos.

A cada imagem dos familiares das vítimas em desespero, a cada homenagem mundo afora à Chapecoense, toda vez que imaginarmos a dureza que será a reconstrução do clube e das famílias abaladas por esta estupidez é dever nosso refletir sobre o rumo que estamos tomando.

De nossas escolhas pragmáticas, do nosso embrutecimento em busca de resultados. Da nossa visão do outro como cliente ou fornecedor e não um semelhante, Gente como a gente.

Sim, a tragédia na Colômbia é a exceção, um caso particularíssimo com um contexto cada vez mais nebuloso. Mas a soma das pequenas decisões que levaram à queda do avião diz muito sobre o nosso cotidiano profissional. Das escolhas que fazem por nós.

Das corporações que não se importam com os corpos dilacerados e as almas destruídas. Que sejamos mais humanos, menos "profissionais". Pela nossa sobrevivência. Por nós e por todo mundo.

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.