Topo

André Rocha

O maior zagueiro-artilheiro manda para casa o Napoli do "falso nove"

André Rocha

07/03/2017 18h47

O primeiro tempo em Napoles foi de intensidade máxima do time da casa e, principalmente, da movimentação do belga Mertens como "falso nove", recuando e abrindo espaços para a ultrapassagem do trio Callejón-Hamsik-Insigne. Enlouquecendo Casemiro, Pepe e Sergio Ramos.

Emblemática no gol único nos primeiros 45 minutos. Infiltração precisa de Insigne. Uma das quatro finalizações na direção da meta de Keylor Navas, no total de onze contra cinco – quatro a dois no alvo.

Faltava um gol para o envolvente Napoli do ótimo técnico Maurizio Sarri e o San Paolo parecia pronto para criar a atmosfera que construiria a virada histórica na segunda etapa. Mas no outro lado havia o atual campeão europeu.

Um time gelado que parecia engessado e lento e passou a competir mais. Com Cristiano Ronaldo e Benzema alternando na esquerda e no centro, com o francês mais pelo lado. Modric mais ágil e Toni Kroos participativo.

E tem Sergio Ramos. Impressionante seu tempo de bola nas jogadas aéreas. A impulsão também ajuda a se impor. O movimento tem força e precisão. Dois escanteios dos pés de Kroos, um gol e outro golpe desviado por Mertens. Em cinco minutos.

A disputa acabou pelo efeito surpresa que anestesiou o estádio. Com técnica e organização, o Real controlou o jogo. Mertens murchou, Morata fechou a conta nos acréscimos. Os 6 a 2 no agregado do confronto das oitavas-de-final são um exagero pelo que se jogou. Cristiano Ronaldo segue devendo gols e bola nesta edição da Liga dos Campeões.

Mas os merengues impõem respeito pelaa camisa com as onze taças. Também têm talento e confiança para fazer mais com menos. E conta com um "supertrunfo": Sergio Ramos, que sofreu com o "falso nove", mas foi novamente o autêntico e maior zagueiro-artilheiro decisivo para salvar sua equipe mais uma vez.

(Estatísticas: UEFA)

 

Sobre o Autor

André Rocha é jornalista, carioca e blogueiro do UOL. Trabalhou também para Globoesporte.com, Lance, ESPN Brasil, Esporte Interativo e Editora Grande Área. Coautor dos livros “1981” e “É Tetra”. Acredita que futebol é mais que um jogo, mas o que acontece no campo é o que pauta todo o resto. Entender de tática e estratégia é (ou deveria ser) premissa, e não a diferença, para qualquer um que trabalha com o esporte. Contato: anunesrocha@gmail.com

Sobre o Blog

O blog se propõe a trazer análises e informações sobre futebol brasileiro e internacional, com enfoque na essência do jogo, mas também abrindo o leque para todas as abordagens possíveis sobre o esporte.